ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

VÍDEO: Cristo esculpido de 43 metros é o assunto dos Vales

ads3

Construção, que agora recebeu cabeça e bracos, teve início em 2019 e fora paralisada em março do ano passado, com a pandemia | Foto: Konce Agência/Divulgação

ads4

De braços abertos sobre o Vale do Taquari, o Cristo Protetor de Encantado já abençoa, em meio à pandemia. Criado a partir da iniciativa popular e pelo ex-prefeito Adroaldo Conzatti, que acabou morrendo por complicações da Covid-19, a obra é um símbolo de esperança em meio à incerteza do vírus. O projeto prevê uma estátua de 43 metros, cinco a mais do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, tornando o monumento um dos maiores do mundo. Se o clima permitir, a inauguração do espaço deve ocorrer em dezembro.

O ano era 2019 e a pandemia ainda não ameaçava o mundo. Em conversa informal com um padre de Encantado, o ex-prefeito Conzatti prometeu erguer um Cristo para proteger o município. Começava aí uma grande mobilização para a arrecadação dos recursos (cerca de R$ 2 milhões) para a construção da estátua no ponto mais alto, o Morro das Antenas. De qualquer lado que se olhe em Encantado e nas cidades vizinhas, é possível ver que o Cristo abraça a região. “O ex-prefeito disse que tinha de ser o maior Cristo, por isso, o projeto foi criado para ter essa dimensão toda”, conta Jonas Calvi (PTB), que era vice de Conzatti. Desde 19 de março ele co manda a Prefeitura, após a morte do seu sucessor.

ads6 Advertising
A Gazeta esteve lá: na casa de Santos Dumont

Adroaldo Conzatti foi internado por complicações com a Covid-19, e acabou morrendo após sofrer uma queda no banheiro do hospital, o que provocou um coágulo no cérebro. Na semana passada, foram içados os braços e a cabeça da estátua. “Temos certeza de que ele presenciou esta imagem de uma visão muito mais privilegiada do que a nossa”, garante Calvi, ao se emocionar.

Publicidade

O projeto prevê uma estátua de 43 metros, cinco a mais do que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro | Foto: Fotos: Konce Agência/Divulgação

Emoção que tomou conta do município e dos arredores. À medida que avança a construção, que tem concluída 70% da parte estrutural da escultura, Encantado cresce em orgulho. Fora o terreno, doado por uma família encantadense, todo o valor utilizado no projeto vem de doações. “A autoestima tem se multiplicado em nosso município. Estamos todos muito felizes”, define Calvi.

A obra é coordenada por pai e filho: Genésio Gomes Moura, conhecido como Ceará, e seu filho, Markus Moura. Do alto dos elevadores e andaimes, começam agora a tecer o manto de Cristo, em meio ao concreto, aço e barras de ferro. “Ele está sendo feito de cima para baixo, e essa parte da obra já está 35% concluída. Tudo dependerá do clima do inverno. O Morro das Antenas é bastante úmido, e venta muito por lá, mas nossa expectativa é de que a estátua esteja pronta no fim do ano.”

ads7 Advertising
Refúgios para férias tranquilas em tempos de pandemia

O acesso ao Cristo se dá pelo parque municipal Lagoa da Garibaldi, no centro de Encantado. Uma estrada de 2,5 quilômetros será pavimentada, esta sim com recursos públicos, para melhorar o acesso ao monumento. Na área onde fica o Cristo serão construídos banheiros e um ponto de apoio aos visitantes do monumento.

Publicidade

Mobilização mantida em meio ao caos
Rafael Fontana é membro da Associação Amigos de Cristo, entidade criada para captar os recursos e tocar o projeto. Segundo ele, o início do processo ocorreu em 2019, antes da pandemia do coronavírus. “Em março do ano passado, quando começou a incerteza em torno da doença, o projeto foi paralisado, sendo reiniciado em setembro”, explica.

Fontana conta que a mobilização é como um alento, uma esperança em meio a tantas notícias negativas sobre mortes e dificuldades causadas pelo coronavírus ao redor do mundo. Esperança que se renova na participação comunitária. “Ainda faltam recursos para a obra, mas todos os dias recebemos muitas doações, e elas ocorrem das mais variadas formas. A partir de R$ 10,00, a comunidade está engajada em ajudar”, comemora Fontana.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta