Política

Vídeo de reunião em que Bolsonaro ordena disseminação de fake news é tornado público; veja

A gravação de uma reunião realiza pelo então presidente Jair Bolsonaro e ministros em julho de 2022 teve seu sigilo retirado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira, 9. Na ocasião, o então candidato à reeleição debatia “ações” que seriam realizadas antes da votação daquele ano.

De acordo com a Polícia Federal, Bolsonaro teria ordenado a disseminação de informações falsas para ser eleito e evitar uma possível vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no pleito. A gravação havia sido encontrada pela Polícia Federal (PF) no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o qual firmou acordo de delação premiada com o órgão de segurança. O vídeo deu embasamento para a Operação Tempus Veritatis, desencadeada pela PF nessa quinta-feira, 8, com mandados contra militares e integrantes do governo Bolsonaro suspeitos de terem atuado em uma tentativa de golpe de estado.

LEIA MAIS:

Publicidade

Trechos de falas do ex-presidente na reunião já haviam sido divulgados por portais de notícias e na televisão. Moraes, no despacho que torna público o vídeo, revela que a decisão se deu “diante de inúmeras publicações jornalísticas com a divulgação parcial e editada de trechos da reunião”.

Veja o vídeo da reunião na íntegra

Com informações do G1

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.