Sacos foram localizados perto de galpão
Uma investigação traçada em sigilo pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul culminou nesta quarta-feira, 19, na operação que desmantelou uma propriedade rural de Vale do Sol0 usada como depósito de drogas por uma facção criminosa. Treze tijolos de maconha, além de cocaína, arma, munições e apetrechos para embalar os entorpecentes, foram apreendidos no local.
LEIA MAIS: FOTOS: Draco apreende maconha e cocaína em propriedade rural
O sítio fica em em uma estrada vicinal às margens da RSC-287, na localidade de Faxinal de Dentro, interior do município. Conforme o delegado Marcelo Chiara Teixeira, que chefia a Draco e coordenou a operação, um mandado de busca e apreensão foi representado nos últimos dias à Comarca de Vera Cruz, que responde pelos processos de Vale do Sol. Em vista das evidências apuradas na investigação, a juíza Fernanda Rezende Spenner autorizou a ordem judicial no local, que foi cumprida nessa quarta-feira.
Publicidade
“Nossa equipe obteve êxito em levantar o local que estava servindo de depósito de drogas para um grupo criminoso que comanda o tráfico aqui na região do Vale do Rio Pardo. Representamos pelo mandado e, na tarde desta quarta, localizamos essas quantidades expressivas de maconha e cocaína, além dos outros itens”, comentou Marcelo Chiara.
Ao todo, foram apreendidos 10,6 quilos de maconha acondicionados em sacos plásticos, 1,5 quilo de cocaína escama de peixe – com maior grau de pureza –, balanças de precisão, facas, materiais usados para embalar os entorpecentes, uma espingarda adaptada para uso de munição calibre 22, cerca de R$ 700,00 em dinheiro e 48 munições dos calibres 22, 32 e 38.
Parte das drogas apreendidas estava dentro da residência. Já os tijolos de maconha e a maior quantidade da cocaína se encontravam no pátio, próximo a um galpão. Os sacos plásticos onde os entorpecentes estavam acondicionados chamaram a atenção dos investigadores. Números escritos à mão em papéis colados nas embalagens mostravam pesos que variavam de 10 a 12 quilos em cada saco plástico, representando quantidade bem maior do que foi apreendido.
Publicidade
LEIA MAIS: VÍDEO: propriedade em Vale do Sol era depósito de drogas para facção criminosa
“Essas embalagens mostrando esses pesos são indicativos de que o local servia para depósito de mais drogas nos últimos tempos”, comentou o delegado Marcelo. Ainda de acordo com o responsável pela Draco, os entorpecentes que estavam no sítio serviam para abastecer bocas de fumo de toda a região, sobretudo em Santa Cruz do Sul. Não houve prisão em flagrante durante a operação, pois a pessoa investigada – que não teve gênero, idade ou nome divulgados pela Draco – não estava no local.
Essa pessoa, que não tinha antecedentes policiais, será responsabilizada pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Um idoso e um adolescente que, segundo a Draco, eram familiares do investigado, não tinham envolvimento no fato e foram conduzidos à delegacia para prestar depoimento, sendo depois liberados. Seu nomes e idades também não foram divulgados. Os detalhes do caso vão ser apurados em um inquérito aberto pela Draco.
Publicidade
This website uses cookies.