O santa-cruzense Aidir Parizzi toma posse na Academia de Letras neste sábado; ali terá a companhia de Leonardo Andriolo
Ao longo de décadas, o santa-cruzense Aidir Parizzi Júnior, apoiado em sua sólida formação, conquistou espaços no universo profissional que o colocaram em contato com o grande mundo. A certa altura de sua caminhada, já radicado na Inglaterra, começou a traduzir vivências em crônicas, que passou a compartilhar pela Gazeta do Sul, hoje na seção “Pelo Mundo”, na página 2 do suplemento Magazine.
Alguns desses textos, acrescidos de outros, inéditos, por sua vez, foram reunidos em livros. Neste sábado, 15, em retorno a sua terra natal, graças a esse virtuosismo como escritor ele tomou posse como membro correspondente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, na Livraria e Cafeteria Iluminura, no centro da cidade.
No mesmo espaço, também autografou um novo volume no qual reuniu seus registros de viagens. Pátria estrangeira está sendo lançado sob o selo da editora BesouroBox, de Porto Alegre, a mesma de seus dois livros anteriores, Mar incógnito e Embarque imediato. Exemplares poderão ser adquiridos no local, ao valor de R$ 79,00.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Biografia vai homenagear Chiquinho do Acordeon, um dos maiores nomes da música brasileira
Já na parte da tarde Aidir viaja à capital, onde às 17 horas participa da Vitrine de Lançamento na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. No quarto andar do Clube do Comércio, nas imediações da Praça da Alfândega, local do evento, falará sobre a experiência de suas viagens por mais de 110 países. Logo após, às 18 horas, autografará a nova obra no ambiente dos lançamentos, na praça.
Natural de Ana Rech, interior de Caxias do Sul, o escritor Leonardo Andriolo, membro efetivo da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, lançou a nova obra neste sábado. Ele apresenta aos leitores a segunda edição de seu livro de estreia, Com passos lentos, mas firmes, originalmente lançada em 2011. A novidade, nesta versão, é que o texto também foi traduzido para o italiano, A passi lenti, ma decisi, por Tânia Espinosa, no contexto das comemorações dos 150 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Publicidade
E ele fez a sessão de autógrafos em simultâneo ao lançamento do novo livro do santa-cruzense Aidir Parizzi, no espaço da Livraria e Cafeteria Iluminura. Ali, exemplares da obra, de 244 páginas e editada pela Coralina, estão à venda por R$ 65,00.
LEIA TAMBÉM: Escritor lança livro com edição bilíngue em português e italiano em Santa Cruz
Em sua narrativa, Leonardo tematiza a trajetória de seus antepassados, a partir de relato que lhe foi deixado por seu pai, Giocondo. Em 1983, este havia sofrido um acidente que o impedira de realizar trabalhos, e ocupou o tempo disponível registrando em caderno lembranças e fatos relacionados à instalação dos colonos italianos na Serra Gaúcha.
Publicidade
Na segunda metade do século 19, o casal Giovanna e Silvestre partiu da região do Vêneto, na Itália, em meio aos milhares de emigrantes que optaram por tentar nova vida no Sul do Brasil. Foram os pioneiros. Leonardo imprime cores vivas e autênticas à odisseia da imigração e da ocupação de áreas inóspitas no interior gaúcho. Muitas famílias se espelharão no relato a fim de dimensionar o que vivenciaram os seus antepassados.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.