Educação

VÍDEO: filme resgata o movimento que criou grêmio estudantil na Emef Afonso Rohlfes

A espera de anos chegou ao fim. E ainda pôde ser documentada por cinegrafistas. Fundada em 1940, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Martin Rohlfes, de Faxinal de Dentro, no município de Vale do Sol, viu nascer neste ano o primeiro grêmio estudantil da instituição. Para eternizar o processo, direção, professores e estudantes montaram um curta-metragem com o suporte da Supernova Filmes, de Santa Cruz do Sul.

Localizado na zona rural, o educandário conta com 150 estudantes, matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A ideia do grêmio, de acordo com o professor André Luís Marques, era uma reivindicação antiga da comunidade escolar. No início deste ano, no entanto, ela começou a tomar forma a partir da disciplina de Projeto de Vida, ministrada por ele. Após semanas de estudos e debates sobre as funções e a importância do órgão, foi fundado no dia 16 de março o Grêmio Estudantil Paixão Cortes, em assembleia geral de estudantes.

LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Afonso Rohlfes conhecem a rotina diária da Gazeta

Publicidade

No mês seguinte, a partir da eleição da primeira diretoria, surgiu a proposta para elaboração de material audiovisual que registrasse a trajetória. “A ideia do curta nasceu, justamente, com o propósito de dar visibilidade ao movimento estudantil num momento em que muitos outros passavam por rearticulação, de forma geral, no período pós-pandêmico”, conta André. O lançamento na escola ocorreu no dia 16 de agosto.

A produção contou com a participação da estudante Karen Nauderer, que fez o registro de todo o processo, por meio de gravações e material fotográfico; o suporte técnico da Supernova; e entrevistas da presidente do grêmio, Rafaela Blanck; da candidata ao cargo, da chapa adversária, Camila Alves; da diretora Dorilene Solano e do presidente da União dos Estudantes Santa-cruzenses (Uesc), Matheus Mello. Os recursos para viabilizar o projeto foram captados junto a patrocinadores, Círculo de Pais e Mestres (CPM) e com o próprio grêmio.

Curta-metragem foi desenvolvido com o propósito de dar visibilidade ao movimento estudantil junto à escola Afonso Martin Rohlfes

LEIA TAMBÉM: Escola de Vale do Sol inaugura nova sala de aula com recursos do Estado

Publicidade

Para Rafaela, desde o início das gravações foi possível sentir a energia e o entusiasmo de todos os envolvidos. “É gratificante ver o impacto positivo que podemos ter na comunidade escolar por meio das nossas ações”, afirmou. Outra participante, Karen diz ter sido uma experiência incrível e única. “A satisfação em ver o projeto sendo exibido após tanto esforço por trás das câmeras é gigantesca”, completou.

Confira o curta na íntegra

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.