ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

VÍDEO: o amor reconstruiu prédio da antiga Escola Militar

ads3

Estrutura está há 15 anos à disposição da comunidade, após trabalho de restauração que foi considerado o maior do Estado na época

ads4

Há 30 anos, da janela de casa, a professora aposentada Adir Fanfa Onófrio, a Dila, acompanhava a movimentação da estrutura abandonada da antiga Escola Militar ou do Colégio das Irmãs. Ela, que tinha sido aluna interna do local, não gostava do que via – as janelas batendo em dias de vento, os vidros caindo a cada rajada mais forte e o risco de machucar alguém que passava pela Rua Andrade Neves. “Vivi muitos momentos bons e felizes naquele lugar, queria muito bem aquela escola.”

Por quase três décadas, Dila foi diretora do Colégio Estadual Barro Vermelho. Assim que se aposentou, se sentiu solta e sem ter o que fazer. Acompanhar o descaso com o prédio a fez ter a ideia de reunir ex-alunos do Colégio Auxiliadora e ser a representação da comunidade frente ao Poder Público. Ali nasceu a União dos Ex-Alunos Amigos do Auxiliadora (Uneama), que lutou junto às autoridades durante quase 15 anos para que Rio Pardo tivesse um Centro Regional de Cultura.

ads6 Advertising