Categories: Esportes

VÍDEO: Sabine Heitling fala sobre fim do apoio da Unisc à equipe de atletismo

A atleta Sabine Heitling esteve na redação da Gazeta do Sul nesta sexta-feira, 12, para falar sobre o encerramento do departamento de atletismo mantido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mantido pelo treinador Jorge Peçanha. Sabine, de 27 anos, já conquistou resultados importantes em nível internacional, como o ouro no Pan do Rio em 2007 nos 3 mil metros com obstáculos e o bronze no Pan de Guadalajara em 2011, na mesma prova.

Ela afirma que recebeu a notícia com muita tristeza e acredita em uma continuidade do projeto através de apoio da iniciativa privada local, para que o atletismo continue em desenvolvimento na cidade. “São cerca de 40 atletas, que recebiam bolsa de estudos e ajuda de custo. Recebemos a notícia com surpresa, ainda mais no final do ano. Não deu tempo nem para se organizar. Eu havia recusado propostas de outras equipes para seguir na Unisc. Então, as próximas semanas serão decisivas para que a gente possa definir a situação. A Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (Faergs) deu uma isenção para que possamos integrar uma outra equipe”, explica.

Publicidade

A atleta terá competições importantes em 2015, como o Pan de Toronto e o Mundial de Pequim. “Estamos em tratativas para a viabilização do projeto no ano que vem. O custo é estimado em R$ 80 mil. Tenho a intenção de permanecer em Santa Cruz do Sul, justamente para incentivar o atletismo aqui. Pela minha trajetória, recebo propostas para sair, mas sempre priorizei as renovações com a Unisc. A situação mais delicada é a de alguns jovens, que são de outras cidades e que dependiam da ajuda financeira para se manter em Santa Cruz”, revela Sabine.

A atleta disse que a Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte do município está disposta a ajudar, mesmo que não possa financiá-la em função das leis, por tratar-se de um contrato profissional. Especula-se ainda que empresas e até mesmo clubes possam estar interessados na parceria, principalmente pela visibilidade que seria proporcionada à marca nas competições. Confira a entrevista em vídeo:

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.