Categories: Regional

VÍDEO: Um passeio de bicicleta para outro século

Chamou a atenção na tarde deste domingo no centro de Santa Cruz do Sul um grupo de ciclistas que pareciam saídos de um filme antigo. Os participantes do Tweed Ride circularam pelas ruas centrais em trajes de época. O evento que chega a sua segunda edição na cidade tem o intuito de valorizar não apenas o ciclismo, mas também os espaços públicos. A organização do evento quer promover o uso das bicicletas na cidade, mostrando a elegância do passado, e beleza dos prédios históricos.

De acordo com o organizador, Luiz Faccin, a ideia era trazer um evento ainda melhor em 2016. “Após o ano passado, um grupo de participantes se reuniu pela internet e criou uma lista de sugestões para a próxima edição, e desta lista quase todas as ideias nós conseguimos implementar”, conta.

O grupo de cerca de 60 ciclistas saiu do ponto de encontro na Avenida Deputado Euclides Kliemann, passando por pontos turísticos tradicionais como a Praça Getúlio Vargas, a Antiga Estação Férrea, a Igreja Evangélica e o destino final, a Praça da Bandeira. Em cada parada, além de tirar fotografias, o grupo conheceu a história dos prédios com o arquiteto e professor Ronaldo Wink.  Em frente ao Palacinho, foram realizadas as premiações de Jovem, Dama, Cavalheiro, e Casal mais elegante do passeio, além de Ciclista Fixed Gear, e do melhor grupo de piquenique.  

Publicidade

“É um movimento muito interessante e bonito que traz o lado retrô de andar de bicicleta e nós decidimos participar. O passeio foi lindo, passamos por lugares históricos da cidade, isso é muito importante.” conta a enfermeira Adriana Penno, que foi acompanhada do filho João, de nove anos, ambos vestidos a caráter.

A origem

Publicidade

O nome do evento vem do tecido de lã xadrez conhecido como Tweed, originário da Grã-Bretanha e muito usado nas primeiras décadas do século XX. Na época o uso das bicicletas era muito comum como meio de locomoção , o que não impedia os usuários de se vestir na moda do período. Desta forma, o passeio lembra a todos que não é necessário usar roupas esportivas para pedalar, havendo a possibilidade de manter o glamour. Além de fazer bem para a saúde, andar de bicicleta é um hábito ecológico e cheio de estilo.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.