ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Visita virtual a museus rende releituras de obras clássicas

ads3

Obra: A bebedora de Absinto, Pablo Picasso | Releitura: A bebedora de Amarula Angela Suzin Dal Pont

ads4

É possível fazer arte sem tinta e sem pincel? Pois a instrutora da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Santa Cruz do Sul, Valquíria Ayres Garcia, prova que sim. Quando março chegou, a Val, como é conhecida, vislumbrou que este ano, assim como todos os outros em que oferece oficina de pintura, seria mais um período em que crianças e adultos que desejassem aprender a manusear pincéis, poderiam se aventurar e expor suas obras para todo mundo ver. Ou ainda, simplesmente pudessem utilizar a arte como terapia. E então veio a pandemia.

Com mais de 50 alunos inscritos, e seis turmas fechadas, nos turnos da manhã, tarde e noite, a ideia era não deixar os novos aventureiros sem amparo, já que muitos deles são fiéis às oficinas de pintura há vários verões.

ads6 Advertising
Museus promovem visitas virtuais durante pandemia

Publicidade

Baseada em uma ação do Museu Jean Paul Getty, da cidade de Los Angeles, que desafiou seus fãs a visitarem o local virtualmente, escolherem sua obra favorita e a postarem fotos, recriando-a, através de releitura, a instrutora Valquíria sugeriu algo semelhante aos inscritos na oficina de pintura. E nasceu o projeto Relendo Obras de Museus. “Para facilitar o acesso, primeiro repassei para eles as fotos das obras, para melhor entenderem a proposta. E ao lado de cada imagem, a foto da releitura criada pelo aluno”, explicou Valquíria. 

E o resultado, segundo a instrutora, foi surpreendente, e muito bem aceito pelos integrantes. Dentre os alunos que aprovaram a ideia foi Giuliani Paulus, que revisitou Abaporu, de Tarsila do Amaral. “Eu achei a ideia incrível. A trabalheira para achar o ângulo certo, a roupa parecida, o cenário adequado. Valeu muito a pena, mesmo que através do celular”, avaliou.     

ads7 Advertising

Publicidade

Confira alguns trabalhos realizados

LEIA TAMBÉM: Museus usam as redes sociais para manter a cultura viva

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta