Educação

Viva Unisc recebe 4,5 mil visitantes de 46 municípios

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) abriu as portas para a comunidade escolar em mais uma edição do Viva Unisc. Voltado à apresentação dos cursos de graduação e da estrutura acadêmica, o evento realizado nessa quinta-feira, 18, reuniu cerca de 4,5 mil pessoas, entre estudantes e professores de 120 escolas de 46 municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari, Jacuí e Centro-Serra.

Ao longo do dia, o público conheceu os mais de 60 cursos ofertados pela instituição – entre presenciais, semipresenciais e a distância – em estandes montados no Ginásio Pedagógico. A programação incluiu mais de 150 oficinas, que possibilitaram aos visitantes vivenciar na prática diferentes áreas de atuação. Também foi possível fazer a inscrição para o Vestibular de Verão 2026, com valor promocional.

LEIA TAMBÉM: Escolas da região têm até a próxima terça para aderirem ao Ensino Médio em tempo integral

Publicidade

O reitor da Unisc, Rafael Henn, ressaltou que o Viva Unisc proporciona uma visão ampla das possibilidades profissionais. “Muitas vezes o aluno ainda não tem certeza do caminho a seguir, mas participa de uma oficina e já se identifica a ponto de fazer a inscrição na faculdade.” Segundo ele, as atividades permitem não apenas conhecer os cursos, mas compreender melhor o exercício da profissão escolhida.

Rafael Henn: possibilidades profissionais  | Foto: Lavignea Witt

As irmãs Gabriela e Eduarda Erthal Coelho, de 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, saíram entusiasmadas. Interessada em Biomedicina, Gabriela destacou a oficina na área criminal. Já Eduarda se encantou com os estandes de Fotografia e Odontologia, e elogiou a receptividade dos professores.

Gabriela e Eduarda vieram de Estrela e identificaram os cursos de sua preferência | Foto: Lavignea Witt

LEIA TAMBÉM: IFSul promove a Movaci a partir desta quarta em Venâncio Aires

Publicidade

Diversidade de graduações

O estande de Gastronomia foi um dos mais movimentados, com oficinas que variaram da cozinha italiana à harmonização de drinks, passando pelo mercado gastronômico e preparação de pratos frios (garde manger). Para a professora e egressa do curso Hosana Hoelz Ploia, o contato direto com a universidade é essencial. “Essa imersão ajuda o estudante a compreender o espaço acadêmico e as possibilidades que ele oferece.”

No estande de Química, representantes mostraram um pouco do que é desenvolvido em aulas e pesquisas de graduação e pós-graduação. A proposta foi apresentar a amplitude da área e suas diferentes aplicações. “Buscamos destacar o lado positivo da química, como a produção de novos produtos e a atuação na perícia criminal”, explicou a coordenadora dos cursos de Física, Matemática e Química, Nádia de Monte Baccar.

Hosana apresentou as várias possibilidades na gastronomia
Nádia Baccar destacou experimentos apresentados no evento

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.