Estandes com mostra dos cursos possibilitaram que os estudantes tivessem contato com as opções disponíveis na universidade | Foto: Lavignea Witt
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) abriu as portas para a comunidade escolar em mais uma edição do Viva Unisc. Voltado à apresentação dos cursos de graduação e da estrutura acadêmica, o evento realizado nessa quinta-feira, 18, reuniu cerca de 4,5 mil pessoas, entre estudantes e professores de 120 escolas de 46 municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari, Jacuí e Centro-Serra.
Ao longo do dia, o público conheceu os mais de 60 cursos ofertados pela instituição – entre presenciais, semipresenciais e a distância – em estandes montados no Ginásio Pedagógico. A programação incluiu mais de 150 oficinas, que possibilitaram aos visitantes vivenciar na prática diferentes áreas de atuação. Também foi possível fazer a inscrição para o Vestibular de Verão 2026, com valor promocional.
LEIA TAMBÉM: Escolas da região têm até a próxima terça para aderirem ao Ensino Médio em tempo integral
Publicidade
O reitor da Unisc, Rafael Henn, ressaltou que o Viva Unisc proporciona uma visão ampla das possibilidades profissionais. “Muitas vezes o aluno ainda não tem certeza do caminho a seguir, mas participa de uma oficina e já se identifica a ponto de fazer a inscrição na faculdade.” Segundo ele, as atividades permitem não apenas conhecer os cursos, mas compreender melhor o exercício da profissão escolhida.
As irmãs Gabriela e Eduarda Erthal Coelho, de 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, saíram entusiasmadas. Interessada em Biomedicina, Gabriela destacou a oficina na área criminal. Já Eduarda se encantou com os estandes de Fotografia e Odontologia, e elogiou a receptividade dos professores.
LEIA TAMBÉM: IFSul promove a Movaci a partir desta quarta em Venâncio Aires
Publicidade
O estande de Gastronomia foi um dos mais movimentados, com oficinas que variaram da cozinha italiana à harmonização de drinks, passando pelo mercado gastronômico e preparação de pratos frios (garde manger). Para a professora e egressa do curso Hosana Hoelz Ploia, o contato direto com a universidade é essencial. “Essa imersão ajuda o estudante a compreender o espaço acadêmico e as possibilidades que ele oferece.”
No estande de Química, representantes mostraram um pouco do que é desenvolvido em aulas e pesquisas de graduação e pós-graduação. A proposta foi apresentar a amplitude da área e suas diferentes aplicações. “Buscamos destacar o lado positivo da química, como a produção de novos produtos e a atuação na perícia criminal”, explicou a coordenadora dos cursos de Física, Matemática e Química, Nádia de Monte Baccar.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.