ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Você sabe como utilizar um extintor de incêndio?

A partir de oxigênio, combustível e calor surge o fogo, que tem acompanhado a evolução da humanidade desde os primórdios. Quando as chamas fogem do controle, acontecem os indesejáveis incêndios, que provocam danos físicos e materiais. Apesar da existência dos extintores automáticos desde o século 19, a maioria das pessoas não sabe como utilizar esses equipamentos, que têm finalidades diferentes. Conforme o técnico em segurança do trabalho Rafael Hoelzel Staub, antes de tentar apagar um incêndio é preciso saber qual sua origem, já que existe um extintor para cada tipo de fogo.

Os extintores da classe A, à base de água, são destinados para combustíveis sólidos, quando as chamas são gerado por materiais como madeira, papel, tecido, plástico, borracha e outros. Na categoria B, feitos a partir de pó químico ou gás carbônico, enquadram-se os líquidos inflamáveis, como álcool, querosene, óleos e combustíveis. Quando as labaredas são causadas por equipamentos elétricos, a identificação dos extintores é C, também à base de pó químico ou gás carbônico. Staub esclarece que atualmente a maioria dos prédios de Santa Cruz do Sul disponibiliza dois extintores: classes BC e A. 

ads6 Advertising

Publicidade

Os riscos são iminentes porque na eletricidade, a água pode provocar choque elétrico e levar à morte, enquanto em líquidos inflamáveis, os extintores A podem atiçar ainda mais as chamas. “Infelizmente o brasileiro ainda não acredita em incêndio, mas eles ocorrem diariamente. O indicado seria todas as pessoas possuírem extintores em casa e conhecerem seu correto funcionamento”, diz. O profissional também alerta sobre a importância da manutenção desses equipamentos, que precisam sempre estar lacrados e com os ponteiros no verde, o que indica que estão carregados. “Recomendamos que mensalmente se faça uma inspeção visual.” Em edifícios, a lei recomenda que as cargas sejam trocadas anualmente e os cilindros, a cada cinco anos.

CLASSES DE FOGO

ads7 Advertising

Publicidade

A – Combustíveis sólidos: quando o fogo é gerado por material sólido, como madeira, papel, tecido, plástico, borracha, etc. Os principais extintores para apagar as chamas são à base de água.

B – Líquidos inflamáveis: quando o fogo é causado por líquidos inflamáveis, como álcool, querosene, combustíveis, óleos, etc. Nesses casos, os principais extintores indicados são à base de pó químico ou gás carbônico.

ads8 Advertising

Publicidade

Importante: extintores de pó químico ou gás carbônico servem para apagar o fogo de classes B e C. Todos os extintores são indicados apenas para princípio de incêndio, nos primeiros dez a 15 minutos de fogo.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta