ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Volta às aulas

ads3

ads4

O clima lá em casa, neste fim de semana, será de expectativa e ansiedade. Para as crianças, serão os dois últimos dias das longas férias de verão, que terminam nesta segunda-feira, com a volta às aulas. A semana toda foi marcada por complexos preparativos, que envolveram separar o material escolar e etiquetar uma infinidade de cadernos – um para cada disciplina.

Em anos anteriores, tentamos apostar em cadernos maiores, com capacidade para comportar várias matérias, cada qual separada das demais por capas internas. Mas não deu certo. O resultado foi um embaralhamento de conteúdos que se transformava em pesadelo na hora de estudar para as provas. Eram cálculos de Física nas folhas destinadas a Matemática, referências a autores da Literatura Brasileira perdidas entre listas de pronomes, exercícios de Espanhol no meio de sentenças em Inglês.

ads6 Advertising

Publicidade

l l l

No caso das três gurias, o mais complicado, contudo, é encontrar, comprar, distribuir e organizar o que elas chamam de “miudezas”. Por miudezas entendem um arsenal interminável de canetas de diferentes cores, fardos de lápis e canetinhas, tesouras, réguas, marcadores de texto, borrachas na forma de bichinhos… Neste ano, a Isadora, a mais velha das três, me pediu até um minigrampeador. Fiquei muito intrigado com o pedido: para que um grampeador em sala de aula?

– Ora, pai… para grampear.

Publicidade

ads7 Advertising

Publicidade

ads8 Advertising

Publicidade

l l l

Abrir precedente aos cadernos do Naruto nos forçou a fazer concessões também para as irmãs da Ágatha. Isadora pediu cadernos do Stranger Things e Yasmin, a do meio, impressionou-se com as capas do famoso The Walking Dead, o interminável seriado sobre um apocalipse zumbi. Mas ficamos reticentes diante das tenebrosas imagens de mortos-vivos e acertamos um meio-termo: um caderno com a Michonne empunhando sua afiada Katana, a espada japonesa. Ou seja: mais um tema meio ninja…

Yasmin também adorou um caderno com o desenho de uma simpática preguiça, debruçada sobre um galho, segurando um copo de café. Ainda perguntei se um caderno com uma preguiça na capa não lhe causaria certo esmorecimento – uma sensação de apatia e sono em meio aos estudos. Mas Yasmin garantiu que não.

Publicidade

– Olha bem, pai: ela está segurando café…

l l l

E, em meio a esse arsenal todo, também embarcará nas mochilas um volume respeitável de máscaras contra a Covid, considerando-se as de uso imediato e as de reserva, e frascos de álcool em gel. Itens ainda muito necessários, mas que possivelmente se tornarão dispensáveis à medida que avança a vacinação e esmorece a pandemia. Pelo menos, assim espero.

LEIA TODAS AS COLUNAS DE RICARDO DÜREN

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta