ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Voluntários realizam trilha e recolhem lixo no Parque da Gruta

ads3

Ação foi realizada na manhã deste sábado

ads4

Na manhã deste sábado, 19, cerca de 20 voluntários se reuniram para respirar ar fresco e ajudar a natureza. O grupo participou de uma trilha ecológica e do recolhimento de resíduos no Parque da Gruta, atividade que faz parte da 1ª Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul. Para a surpresa e alegria dos participantes, pouco lixo foi encontrado no percurso, que começa ao lado do lago e encerra na entrada do parque. “Ficamos muito felizes com isso e também com o fato de o pessoal ter trazido as crianças para participar. A gente faz a nossa parte, mas o futuro está nas mãos delas e é muito bom ter elas mobilizadas na causa”, comentou a embaixadora do projeto Lixo Zero em Santa Cruz, Débora Leonhardt da Silva.

Entre os voluntários estiveram a professora Marjara Telöken Kipper, de 37 anos e a filha Isadora, de 9. “Na escola onde eu dou aula também estamos trabalhando com o tema da sustentabilidade e em casa temos composteira e fazemos separação de lixo. Além de casar muito bem com o que a gente já pratica, viemos para aprender um pouco mais”, comentou Marjara.

ads6 Advertising

Publicidade

Além de recolher o lixo na trilha, os voluntários retiraram resíduos de outras áreas do parque. Os materiais orgânicos foram para uma composteira e os recicláveis serão encaminhados para a Coomcat na segunda-feira. Somente resíduos que não podem mais ser aproveitados irão para o aterro.

Cerca de 20 voluntários fizeram parte da atividade

Sobre a Semana Lixo Zero
A proposta da semana é incluir Santa Cruz na lista de cidades com o título Lixo Zero, concedido pelo ILZ. Marau, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria e Taquara já fazem parte. A mobilização será em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos, com foco na conscientização de que cada um é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. O conceito “lixo zero” significa reduzir ao máximo a geração de resíduos e, quando gerada, promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviado para o aterro sanitário

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta