Sede do TSE
Até o meio-dia deste domingo, 2, no horário de Brasília, a votação no primeiro turno das Eleições 2022 já havia terminado em 59 países, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores no exterior votam apenas para o cargo de presidente da República. Neste ano, foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras.
Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores, realizadas em 2018.
LEIA TAMBÉM: Confira as frases que marcaram a campanha eleitoral 2022
Publicidade
A organização das eleições no exterior, como o envio de urnas e a abertura de seções eleitorais, fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). O órgão informou que já começou a receber os primeiros boletins de urna provenientes de outros países. A divulgação dos resultados oficiais, contudo, só deve começar às 17 horas.
Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8 às 17 horas no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso horário, portanto, o horário é adaptado de acordo com o horário local.
LEIA TAMBÉM: Afinal, como funciona o voto eletrônico? Entenda o processo eleitoral
Publicidade
A regra, entretanto, não se aplica aos eleitores das seções eleitorais no exterior, em que as urnas são abertas das 8 às 17 horas no horário local. Confira abaixo os países com fuso mais avançado em que a votação para presidente já terminou:
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Publicidade
This website uses cookies.