ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Vulcão Villarica entra em erupção e provoca retirada de 3 mil pessoas

O vulcão Villarica, no sul do Chile, entrou em erupção na madrugada desta terça-feira, 3, e forçou a retirada de 3.385 pessoas de vilarejos da região, um dos principais destinos turísticos do país. Por volta das 3h locais (mesmo horário em Brasília), uma coluna de fumaça e lava saiu da cratera, várias semanas depois que as autoridades chilenas registraram um aumento da atividade no vulcão.

As pessoas retiradas estavam em vilarejos próximos à cratera, em Pucón, Villarica e Caburga, na região da Araucanía, a 750 quilômetros da capital Santiago. As estradas entre as três cidades também foram interditadas.

ads6 Advertising

Publicidade

O subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, disse que a atividade do Villarica diminuiu, mas as autoridades não descartam a possibilidade de avalanche da neve que tradicionalmente cobre o vulcão.
A presidente Michelle Bachelet viajará para a região na manhã desta terça. Pouco após uma reunião com seus ministros, ela pediu calma aos moradores da região.

O vulcão Villarica é um dos principais atrativos da cidade de Pucón, um dos principais destinos turísticos do sul do Chile. No inverno, o monte abriga uma estação de esqui, enquanto nos meses de verão turistas fazem escaladas para chegar à cratera.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta