Contrariando as expectativas, o suíço Stanislas Wawrinka desbancou o tenista número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, e sagrou-se campeão pela primeira vez de Roland Garros, na manhã deste domingo, em Paris. Considerado um francoatirador no Grand Slam francês, ‘Stanimal’, nono colocado no ranking mundial, venceu o principal favorito ao título por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 6/4, após 3h12 de confronto na quadra central Philippe Chatrier, preenchida com quase 15 mil pessoas.
Wawrinka, com a vitória, conquista seu segundo título de Grand Slam na carreira, uma vez que já havia vencido o Aberto da Austrália em 2014. Esta também é a quinta vez em que sai vencedor de um torneio disputado no piso de saibro e o décimo troféu levantado em campeonatos da série ATP. O tenista número 2 da Suíça recebeu a taça das mãos do tricampeão em Roland Garros, o brasileiro Gustavo Kuerten, que foi homenageado com um vídeo de seus melhores momentos nas quadras de Paris, lembrando as conquistas de 1997, 2000 e 2001.
Além de ter encerrado uma série de 23 triunfos consecutivos de Nole na temporada e 16 na terra batida, Stanislas Wawrinka obteve a quarta vitória em 21 confrontos diante do sérvio, a segunda em torneios do Grand Slam. Foi apenas o terceiro revés do sérvio em 2015, ano em que já disputou 44 duelos.Pior para Djokovic, que segue sem levantar o troféu no sagrado saibro parisiense, sendo este o único título de Grand Slam que lhe falta em seu currículo. O número 1 do mundo já havia perdido as finais de 2012 e 2014, quando foi derrotado pelo espanhol Rafael Nadal.
Publicidade
This website uses cookies.