ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Zolgensma: registro da Anvisa dá esperança a crianças com AME

ads3

Medicamento é capaz, com apenas uma aplicação feita até os dois anos de idade da criança diagnosticada com AME, de minimizar os efeitos da doença degenerativa

ads4

As crianças com diagnóstico de atrofia muscular espinhal (AME) estão mais próximas de ter acesso ao tratamento gênico Zolgensma. O medicamento foi incluído no registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em julho e, na semana passada, o governo do Estado oficializou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o produto.

Considerada a droga mais cara do mundo – cerca R$ 12 milhões – ela é capaz, com apenas uma aplicação feita até os dois anos de idade da criança diagnosticada com AME, de minimizar os efeitos da doença degenerativa. O tratamento melhora a sobrevivência dos pacientes, reduz a necessidade de ventilação permanente para respirar e permite que a criança alcance marcos de desenvolvimento motores. O próximo passo é a inclusão na lista de remédios do SUS, para que ele seja oferecido de forma gratuita. Mas até o momento, apenas a aprovação pela Anvisa já representa esperança para as famílias.

ads6 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta