Professor orientador e alunos representantes das turmas estiveram na sede da Gazeta em Sobradinho
A Mostra de Vídeos dos estudantes do Ensino Médio se tornou uma tradição na Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, em Sobradinho. Em 2025, ao chegar à sua edição de número 10, será marcada também pela última promoção da ação neste formato. É o que revela o professor Nelton Turcatto, idealizador da iniciativa.
Desde 2014, a atividade é proposta aos estudantes como forma de se expressarem, utilizando-se de recursos audiovisuais, sobre temáticas de relevância social. Ao longo dos anos, já foram tratados temas como a violência contra a mulher, o papel de mãe, a vida do estudante, drogas, alcoolismo e jogos, vida de pai, amor, namoro, gravidez na adolescência, justiça, racismo, violência, saúde pública, miséria e fome, gentileza, bullying, superação, ‘que país é esse’ e empatia.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Vídeos da Escola Copetti chega à nona edição
Publicidade
Para 2025, novamente cada turma participante recebeu uma música/videoclipe para nortear a produção do roteiro. Os estudantes dispõem de três meses para esquematizar a produção e após tirar as ideias do papel, passando pela escrita, gravação e edição da versão final do vídeo, que deve ficar com até 15 minutos.
A primeira metade de agosto já está ganhando contorno na agenda para a ‘estreia’ dos curtas-metragens, que passam pela avaliação de uma comissão julgadora, e são apresentados para a comunidade escolar. Além do Melhor Filme, o regimento também prevê a premiação para Melhor Ator e Melhor Atriz.
Estudantes representantes de cada turma participante, estiveram em visita à redação do Jornal Gazeta da Serra, nesta semana, onde explanaram sobre seus projetos e o andamento das atividades, destacando desafios e também as muitas ideias que surgem na elaboração dos roteiros. Eles também ressaltaram a motivação e o empenho para entregar trabalhos bem produzidos e que surpreendam quem os assistir.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: 150 anos da Imigração Italiana no RS contou com programação especial do Coral Cantare è Vivere
Conforme o professor Nelton, a Mostra de Vídeos envolve um contexto que vai além do uso de ferramentas e técnicas para a produção de um produto final, mas envolve a resolução de problemas, a adaptação a diferentes contextos, instiga a imaginação e a busca por novos cenários, propõe a reflexão sobre assuntos diversos, motiva o trabalho em equipe e a valorização das habilidades de cada estudante, os evidenciando como protagonistas de uma construção coletiva. Os alunos se colocam a desempenhar diferentes funções, de roteiristas, diretores, produtores, cinegrafistas, figurinistas, cenografistas, atores, fazendo escolhas não apenas sobre as cenas, mas também administrando o tempo e os recursos disponíveis, além de seguirem o que preconiza o regulamento.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO SERRA
Publicidade
This website uses cookies.