Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOBRADINHO

150 anos da Imigração Italiana no RS contou com programação especial do Coral Cantare è Vivere

Foto: Nathana Redin/Gazeta da Serra

Em Sobradinho, a comemoração dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, na última terça-feira, 20 de maio, teve a promoção do Coral Cantare è Vivere, da Associazione Culturale Italiana di Sobradinho (ACISO). A programação começou às 14 horas, com a exibição, na Câmara de Vereadores, do documentário do Cantare, que teve a direção de Alex Rech e o depoimento de várias integrantes do Coral, contando a história do Cantare è Vivere, destacando suas fundadoras e seu objetivo, que é o de manter viva a cultura italiana, através da música, da arte e das tradições, o que é mostrado anualmente através do Filó do Cantare.

Após a exibição do documentário, a programação continuou em frente à Casa da Cultura da Cultura Amário João Lazzari, no Centro de Sobradinho, onde o Coral Cantare è Vivere apresentou algumas canções de seu repertório, sob a regência de Maria da Graça Lazzari Bernardy e Maria da Glória Lazzari Seitenfus no acordeon.

Durante a apresentação do Coral, além de apreciar a música, o público presente também pode saborear os “crostolis”, feitos e distribuídos por integrantes da Rota dos Casarões, e provar um licor de uva branca dos Vinhedos Redin. O Coral também fez uma foto oficial do evento em frente ao Monumento do Leão Alado de São Marcos.

Publicidade

Desde a manhã da terça-feira, 20 de maio, a Casa da Cultura manteve hasteada a bandeira da Itália, juntamente com a do Brasil, do Estado do RS e a do Município de Sobradinho; no interior da Biblioteca Municipal ficaram em destaque os livros que tratam dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e no Centro Serra e também o espaço Vêneto, no Museu Municipal, está sempre aberto para visitação da comunidade. 

A secretária municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, esteve presente nas comemorações, representando a Administração Municipal. Ela parabenizou o Coral Cantare è Vivere pelo belo trabalho na valorização da cultura italiana e na divulgação de Sobradinho nos mais diversos lugares. Também fizeram parte das comemorações a presidente da Associação Cultural Italiana de Sobradinho (ACISO), Suzana Maieron Zasso, a coordenadora do Coral Cantare è Vivere, Cleiva Minetto, a presidente da Associação Fogolar Friulano, Mara Lúcia Trevisan De Nardi, a diretora de Cultura e Turismo, Juli Moraes, e equipe da Casa da Cultura; o cidadão sobradinhense, italiano de Cornedo Vicentino, Gianfranco Contro; representantes da Rota dos Casarões e de entidades e comunidade em geral.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.