Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o secretário de Administração e Gestão de Santa Cruz do Sul, Mateus Ferreira, fez um balanço dos primeiros seis meses à frente da pasta. Dentre os assuntos, ele ressaltou a agilidade nas contratações realizadas. De acordo com o secretário, em 130 dias úteis foram conduzidos 43 processos seletivos.
“Nós tivemos 43 processos seletivos de contratação, sendo que destes, 22 são exclusivos para a área da saúde. Obviamente, nós tivemos o direcionamento do prefeito Sérgio Moraes para que tratássemos sempre a saúde pública como prioridade. Isso não foi só tema de campanha, isso é um lema de vida do prefeito”, afirmou.
Matheus Ferreira destacou o ritmo intenso da equipe responsável e explicou que os processos seletivos são complexos, envolvendo milhares de inscrições e uma criteriosa avaliação da experiência comprovada e da qualificação dos candidatos. “Se for analisado o período de 130 dias úteis, a cada 2,8 dias, menos de três dias, nós temos um processo seletivo lançado. E não são processos simples de serem feitos”, enfatizou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Esportes investe em parcerias e quer construir novo complexo esportivo
Apesar do ritmo intenso, o secretário reconhece as limitações da estrutura da secretaria, que conta com 48 servidores e 10 estagiários. “Se pudéssemos ter 200 servidores seria excepcional, mas na gestão pública é preciso trabalhar com o mínimo necessário para o máximo de resultado”, destacou.
Além dos processos seletivos, o secretário relatou o desafio enfrentado pela atual gestão ao assumir um concurso público com inúmeros problemas administrativos. Ele explicou que, apesar das dificuldades, nenhuma questão comprometeu a lisura ou a honestidade do processo. De acordo com o secretário, houve atraso na entrega de documentos, mas após a regularização e envio de todas as auditorias, o Tribunal de Contas validou o concurso como regular. “Herdamos um concurso público com um milhão de problemas, por assim dizer, no sentido figurado”, ressaltou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Obras no interior de Santa Cruz devem ser entregues nos próximos meses
Com a regularização, foi possível nomear 255 novos profissionais para a área da educação. “Um número muito expressivo, é algo que nos enche de orgulho, porque realmente herdar um problema desse tamanho fez com que nós tivéssemos que suspender alguns grandes e bons projetos que tínhamos”, salientou.
Apesar dos desafios enfrentados, o secretário ressaltou que a equipe entrega resultados mesmo com recursos limitados. Matheus Ferreira informou, ainda, que o município conta com apenas dois médicos, que atuam 10 horas semanais cada um, além de uma enfermeira e uma assistente social. “A gente faz muito com recurso bem limitado e isso não é motivo de choro, não é motivo de reclamação, isso é motivo de orgulho. Fazer mais com menos é motivo de orgulho e isso deve ser motivo de orgulho para qualquer gestor público”, finalizou.
Publicidade
*Colaborou Lucas Malheiros
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.