Santa Cruz do Sul

“A previsão é de que o abastecimento de água volte ao normal até domingo”, esclarece Corsan

Nesta semana, moradores de Santa Cruz do Sul enfrentaram oscilações no abastecimento de água, o que gerou diversas reclamações nas redes sociais do Portal Gaz e nos programas Estúdio Interativo e Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta FM 107,9. Para esclarecer a situação, o gerente de relações institucionais da Corsan na Região Central, André Finamor, concedeu entrevista à Gazeta e detalhou os motivos das interrupções.

De acordo com Finamor, a interrupção ocorreu devido à migração da antiga Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Bairro Pedreira, para a nova estação do Bom Jesus, com capacidade dobrada. “A vazão de projeto da estação antiga era de 400 litros por segundo, esta nova estação é 800 litros por segundo. Ela está apta a ser usada e nós estamos fazendo os testes de migração desta estação”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Procuradoria, Agerst e Procon realizam operação para fiscalizar falta de água em bairros de Santa Cruz

Publicidade

O gerente de relações institucionais da Corsan destacou que a migração é um processo complexo e que envolve diversos ajustes, incluindo tubulações, filtros e aeradores. “Hoje estamos com cerca de 30 a 40 pessoas trabalhando nesta migração em Santa Cruz, o que acabou afetando alguns bairros de forma pontual”, afirmou. Ele acrescentou que, apesar das oscilações registradas durante a semana, o abastecimento deve se normalizar até domingo, 26. “A ideia é que, depois que a estação nova estiver a pleno, não se tenha mais problema de abastecimento algum relacionado ao abastecimento de água em Santa Cruz do Sul.”

Sobre a diferença na distribuição de água entre os bairros, Finamor explicou: “Como temos uma única saída que passa para manter a cidade plena: eu mando para um setor, depois para outro. É isso que se faz para tentar manter todo mundo abastecido e não deixar ninguém com desabastecimento maior.”

LEIA TAMBÉM: Associações de moradores de Santa Cruz cobram informações da Corsan sobre falta de água

Publicidade

O gerente de relações institucionais da Corsan também comentou sobre as cobranças do prefeito Sérgio Ivan Moraes e do vice-prefeito Alex Knak, motivadas pelas reclamações da população. Segundo Finamor, uma reunião nesta sexta-feira, 24, reforçou a importância de acelerar a migração das estações. “O prefeito e o vice estão cobrando desde a primeira falta de água. Eles chamaram a Corsan, conversaram com a diretoria e pediram que a procuradoria do município, a Agerst e o Procon acompanhassem o trabalho. Verificaram que a migração das ETAs, da Pedreira para a Bom Jesus, é bastante complexa e envolve muita gente. Entregamos todos os dados para análise”, explicou.

Em relação ao consumo e à medição, Finamor garantiu que os hidrômetros registram apenas o volume efetivamente consumido, e não haverá aumento na conta de água devido às oscilações. Ele reforçou, ainda, a importância de formalizar as reclamações pelos canais oficiais da Corsan: loja física, WhatsApp, 0800, site e aplicativo.

LEIA TAMBÉM: Quase 3 mil litros de água serão tratados por hora em nova estação de tratamento da Corsan

Publicidade

Quanto à prevenção de problemas como odor ou sabor alterado da água, Finamor explicou que a nova estação é moderna e equipada para evitar intercorrências como as registradas no ano passado. A captação principal continuará sendo a do Lago Dourado, mas o Rio Pardinho também é utilizado para preservar o reservatório principal.

Por fim, Finamor reforçou a disposição da Corsan em manter a população informada: “Estamos trabalhando e sempre à disposição. O que ocorreu foi em benefício da população, e esperamos que, até o fim do domingo, a cidade esteja totalmente abastecida.”

Ouça a entrevista completa:

*Colaboraram Lucas Malheiros e Marcio Souza

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.