Regional

Ação conjunta promove regularização documental de atingidos pelas enchentes

A Polícia Federal (PF), por meio da Delegacia de Santa Cruz do Sul, participa da 3ª edição da Central Cidadania, iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. A ação iniciou nessa terça-feira, 13, e segue até sábado, 17, na região do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pelas enchentes históricas de 2024.

A concentração dos serviços está instalada no Ginásio Nelson Francisco Brancher (Claudião), situado à rua Roberto Stahlschmidt, Bairro Moinhos, em Lajeado.

LEIA TAMBÉM: Vacinação contra gripe é liberada para o público geral no Rio Grande do Sul

Publicidade

Com foco na regularização documental da população atingida, o mutirão reúne 26 instituições, entre elas Ministério Público Federal, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Instituto-Geral de Perícias e organizações internacionais como a OIM (Organização Internacional para as Migrações), vinculada à ONU, além de voluntários e empresas apoiadoras.

A Polícia Federal presta orientações e serviços voltados à documentação civil de estrangeiros, como regularização migratória e emissão de passaportes. Durante as cheias do Rio Taquari, muitas pessoas perderam documentos necessários para o exercício de atos da vida civil, tais como carteira de trabalho, passaporte, carteira de identidade ou registro de estrangeiro.

A iniciativa visa à regularização de documentos de pessoas afetadas pelas enchentes, incluindo imigrantes e cidadãos brasileiros. A presença da PF e dos demais órgãos reforça o compromisso com ações integradas para acesso à cidadania e apoio humanitário.

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.