A Polícia Federal (PF), por meio da Delegacia de Santa Cruz do Sul, participa da 3ª edição da Central Cidadania, iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. A ação iniciou nessa terça-feira, 13, e segue até sábado, 17, na região do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pelas enchentes históricas de 2024.
A concentração dos serviços está instalada no Ginásio Nelson Francisco Brancher (Claudião), situado à rua Roberto Stahlschmidt, Bairro Moinhos, em Lajeado.
LEIA TAMBÉM: Vacinação contra gripe é liberada para o público geral no Rio Grande do Sul
Publicidade
Com foco na regularização documental da população atingida, o mutirão reúne 26 instituições, entre elas Ministério Público Federal, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Instituto-Geral de Perícias e organizações internacionais como a OIM (Organização Internacional para as Migrações), vinculada à ONU, além de voluntários e empresas apoiadoras.
A Polícia Federal presta orientações e serviços voltados à documentação civil de estrangeiros, como regularização migratória e emissão de passaportes. Durante as cheias do Rio Taquari, muitas pessoas perderam documentos necessários para o exercício de atos da vida civil, tais como carteira de trabalho, passaporte, carteira de identidade ou registro de estrangeiro.
A iniciativa visa à regularização de documentos de pessoas afetadas pelas enchentes, incluindo imigrantes e cidadãos brasileiros. A presença da PF e dos demais órgãos reforça o compromisso com ações integradas para acesso à cidadania e apoio humanitário.
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!