Santa Cruz do Sul

ACI completa 106 anos de trabalho em prol do desenvolvimento regional

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul completa nesta terça-feira, 2, 106 anos de atuação. Primeira entidade empresarial fundada no município e uma das mais representativas do Estado, a ACI comemora a data histórica com nova gestão. Desde 1º de janeiro, os empresários Ario Sabbi (Engepro) e Tironi Paz Ortiz (Imply), eleitos respectivamente presidente e vice no fim do ano passado, assumiram o comando da entidade para o biênio 2024-2025. Sucedem Cesar Cechinato, que nos últimos dois anos presidiu a ACI. 

Com uma trajetória pontuada por grandes mobilizações e a defesa de pleitos dos setores empresariais e da comunidade, a ACI construiu uma sólida história no cenário da representatividade regional. Entre as mais recentes está a duplicação da RSC-287, em andamento após anos de reivindicações. Uma vitória histórica construída a muitas mãos pelo Movimento Duplica 287 que teve a ACI de Santa Cruz como uma das entidades protagonistas.

LEIA TAMBÉM: Visita reforça parceria entre ACI e Prefeitura

Publicidade

Dentre os legados da gestão de Cechinato, a área de eventos ganhou destaque. Iniciativas como a reunião-almoço Tá na Hora – em seu sexto ano consecutivo – e o Café Empresarial – o mais longevo evento de networking da ACI, com quase duas décadas de realização – se consolidaram ainda mais. Os resultados obtidos, em termos de público e de repercussão no âmbito da região e do Estado, frutos da qualidade dos palestrantes e da relevância dos temas abordados, tornaram ambos eventos referências na programação da entidade.

A Semana da Indústria, em sua segunda edição consecutiva, e o evento na área ambiental ESG Experience, lançado em 2023 com grande sucesso, foram outras ações importantes encabeçadas pela ACI, junto com entidades e organizações parceiras. Iniciativas inéditas que abriram espaço para a discussão de temas cada vez mais imprescindíveis no cenário empresarial, como a agenda ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) e os desafios para a reindustrialização do País.

Temáticas atuais como a agenda ESG estiverem na pauta das ações
Grandes eventos como o Tá na Hora são destaques na história recente da entidade

LEIA MAIS: Líderes regionais anunciam pacto pelo meio ambiente durante evento sobre ESG

Publicidade

Defesa de pleitos

A necessidade de Santa Cruz ter um aeroporto regional, com linha aérea para São Paulo, e a criação de um terminal portuário no Rio Jacuí – duas das principais demandas da região na área de logística – estiveram na pauta de reinvindicações defendidas pela ACI. A importância das ações para o crescimento da região dos Vales, pelo grande PIB que agregam, e a contribuição que representariam para a rotina dos empreendedores foram argumentos para a defesa dos pleitos levados ao governo do Estado e apresentados no Fórum Macrorregional da Federasul.

Na área de serviços, a entidade implementou várias ações para ampliar o rol de produtos oferecidos aos associados e seus colaboradores. Uma das principais foi a celebração de convênios. Foram firmados convênios nas áreas de saúde, educação e de seguros.

A ACI também voltou a investir e a cuidar do seu patrimônio. A Casa Jacobs – localizada na esquina das ruas Venâncio Aires e Julio de Castilhos – e o prédio administrativo da entidade, que há 15 anos não recebia manutenção e nem pintura, foram revitalizados. Dois prédios históricos e representativos de Santa Cruz, agora renovados.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: ACI cria comissão para acompanhar reforma do prédio

Nova gestão

O engenheiro Ario Sabbi já presidiu a ACI na gestão 2015-2017. O retorno ao comando da entidade, com o vice, Tironi Paz Ortiz, traz como meta dar continuidade ao plano de desenvolvimento da ACI, iniciado em sua gestão. A ideia é retomar o protagonismo da entidade em áreas como a geração de informação para as empresas, por meio de cursos, palestras e seminários e, sobretudo, no campo da representatividade. “Vamos defender o que nossos associados demandarem”, ressalta Sabbi.

Como vice-presidente regional da Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul) para o Vale do Rio Pardo, Ario liderou uma grande mobilização na região contra o aumento da alíquota da ICMS (de 17% para 19,5%), proposto pelo governo do Estado em dezembro. A ação integrou um movimento estadual da Federasul de repúdio ao projeto. Diante da grande pressão do meio empresarial e da resistência dos deputados, a proposta foi retirada pelo governo gaúcho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Federasul se manifesta em Santa Cruz contra aumento de impostos

Outra prioridade da nova gestão é atuar em parceria com o Poder Público e demais entidades em prol do desenvolvimento do município. Atração de novas empresas e principalmente ações para fortalecer o turismo regional estão no radar do presidente. A ideia também é dar uma atenção maior aos empreendedores individuais e às micro e pequenas empresas.

Ario (à direita) e Tironi: meta é retomar plano de desenvolvimento da ACI | Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação

Memória

Fundada em 2 de janeiro de 1918, a ACI de Santa Cruz do Sul atua para o desenvolvimento da região e o fortalecimento da atividade empresarial. Uma história de trabalho construída com a participação voluntária de muitos empreendedores e com o apoio dos segmentos que representa – comércio, indústria, serviços, agronegócio e profissionais liberais.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.