Foto: Ana Souza
Com apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Agricultura, o meio rural se desenvolve e vive uma verdadeira resiliência após as enchentes, que tanto assolaram as localidades do interior. Desistir não cabe no vocabulário das famílias que acordam cedo para a lida de campo, com total dedicação.
Durante a semana, o titular da pasta, secretário Zeno Assmann, e o veterinário Emílio Hoeltgebaum, fizeram visitas em Boa Vista, Travessão Dona Josefa e em Malhada, na divisa de Santa Cruz e Passo do Sobrado. Nas localidades os produtores frisaram a importância do apoio vindo do município.
Conforme o secretário, o objetivo é investir na produção do gado leiteiro, melhorando a genética do rebanho. “Visamos aumentar a qualidade e a produtividade do rebanho e o que mais me chamou atenção nas visitas é que são agricultores jovens. Eles receberam benefícios pela Prefeitura, através de máquinas e material para que as propriedades se tornassem ainda mais rentáveis”, explicou Assmann.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Encontro em Santa Cruz leva aprendizados a produtores integrados da JTI
Já o médico veterinário Emílio Hoeltgebaum destacou que, diante de um cenário de incertezas em função da questão do preço do leite, ainda há os que continuam na atividade. “Há perspectivas de que haja uma melhora neste cenário. Cabe aos municípios acreditar na produção leiteira, pois este trabalho requer muita tecnologia e preparo”, disse Emílio.
O casal Paula Genz e Cristiano Back, de Boa Vista, inovaram na produção leiteira com a implantação do sistema free stal, que perfaz o método de criação de gado em confinamento, sendo um dos mais populares do mundo. É utilizado, principalmente, na produção de leite no qual as vacas ficam soltas dentro de uma área cercada, sendo restritas às baias somente no momento em que são ordenhadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Mel artesanal de Santa Cruz integra Guia Sabores Únicos do RS
Paula trata os animais com total dedicação. “Isso reflete no conforto aos animais, cuidados veterinários e alimentação adequada. Elas são carinhosamente chamadas por nomes, identificadas por números, como o caso da vaquinha Fifi. “No rebanho temos 74 animais, sendo 46 vacas leiteiras que produzem diariamente 34 litros de leite. Com o novo espaço do galpão poderemos chegar a 59 vacas leiteiras confinadas”, relatou.
O sistema free stal é o primeiro em Santa Cruz do Sul. Os proprietários investiram cerca de R$ 200 mil no galpão, junto com a mão de obra familiar. “O apoio da Prefeitura foi essencial para que pudéssemos instalar o sistema. Estamos mais motivados em seguir em frente com a produção leiteira”, acrescentou Cristiano.
Publicidade
Em Rio Pardinho, em Travessão Dona Josefa, é um dos exemplos de sucessão no meio rural. Daniel Bohrz, 22 anos, administra a propriedade, de 21 hectares, junto com os pais Nélio e Nair. No local a criação de animais é formada por 10 vacas leiteiras e 8 terneiros, além de galinhas e porcos e um açude para criação de carpas. “Investimos alto para aumentar a produção e está dando retorno. Nas instalações foram cerca de R$ 27 mil e nosso objetivo é aperfeiçoar ainda mais. Hoje a produção leitura chega a 110 litros de leite por dia no total do rebanho”, relatou.
LEIA TAMBÉM: Operação Terra Forte avança com seleção dos primeiros beneficiários
Na fase final do roteiro a certeza de que toda a produção vinda chega com qualidade na mesa dos consumidores. Na divisa de Santa Cruz com Passo do Sobrado, em Malhada, em torno de 15 hectares de espaço está a propriedade de Cristiane Staub e Elizio Eichelberger. Para a produção leiteira estão construindo um galpão que terá todo o trabalho concentrado em um único lugar, ou seja, baias, ordenha, higienização e resfriador. “Nosso projeto futuro é implementar uma agroindústria de queijos e derivados. Aqui mantemos 37 animais, sendo 12 produzindo leite. Implementamos há cerca de nove anos com as vacas Jersey e são cerca de 150 litros de leite diariamente. Temos muito agradecer à de Agricultura. É essencial esta parceria”, disse Cristiane.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.