Santa Cruz do Sul

Adutora rompe pela terceira vez e alaga casas no Bom Jesus

O rompimento de uma adutora na esquina das ruas Vasco da Gama e Baltazar Engel, no Bairro Bom Jesus, voltou a interromper o abastecimento em Santa Cruz do Sul nessa quarta-feira, 11. Essa é a terceira ocorrência do tipo no mesmo local desde a inauguração da nova estação de tratamento de água nas proximidades.

O incidente, registrado por volta das 11h30, resultou no alagamento de residências. A força da água arrastou barro e restos de asfalto para o interior de imóveis. Equipes da Corsan trabalharam no reparo da tubulação, mas no início da noite ainda não havia previsão exata para a normalização total do sistema.

Foto: Tiago Garcia

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz reduz infestação do Aedes, mas segue em alerta para alto risco

Publicidade

Para quem vive na região, a reincidência do problema gera um clima de desconfiança em relação à infraestrutura instalada. O industriário Emerson Ferreira, 40 anos, afirma que o novo vazamento ocorreu a apenas dois metros de um ponto que já havia apresentado problemas em julho do ano passado.

Segundo Ferreira, a justificativa apresentada pela concessionária em episódios anteriores aponta para a pressão excessiva na rede. “Não é um sistema estável”, criticou. O motorista aposentado Claudio Domingues da Silva, 69 anos, que reside há 41 anos na Vasco da Gama, contou que não estava na residência no momento em que houve o rompimento. “Felizmente a água não entrou na minha casa, mas acumulou na frente. Queremos uma solução”, disse.

LEIA TAMBÉM: Vereador cobra reforço na fiscalização de terrenos baldios em Santa Cruz

Publicidade

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus, Clairton Ferreira, o Tim, reforçou a indignação da comunidade e cobrou providências definitivas. “Desta vez o vazamento foi maior. Se ninguém tomar uma providência, teremos que paralisar essa obra”, afirmou.

Foto: Clairton Ferreira/Divulgação

Resposta

Em nota pouco depois das 21 horas de quarta-feira, a Corsan informou que as equipes finalizaram o conserto da rede de grande porte (adutora) em Santa Cruz que se rompeu na manhã, nas imediações da estação de tratamento. O Centro e os bairros Linha Santa Cruz, João Alves, Country, São João, Aliança, Várzea, Goiás, Schulz, Senai, Arroio Grande, Santo Inácio, Universitário e Renascença já estavam com o abastecimento normalizado. A previsão era de que a distribuição nas demais áreas seria restabelecida gradualmente na madrugada de quinta-feira, à medida que os reservatórios recuperassem os níveis adequados de armazenamento. Até o fechamento da edição da Gazeta do Sul desta quinta-feira, 12, a empresa não havia detalhado como será feito o ressarcimento dos prejuízos causados aos moradores atingidos pelo alagamento.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Tiago Garcia

Share
Published by
Tiago Garcia

This website uses cookies.