ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Advogado do diabo

Advogado do diabo? Trata-se de realizar a defesa de fatos e pontos de vista aparentemente indefensáveis. Ou, então, apresentar argumentos para provocar o aprofundamento do debate, de modo a testar sua qualidade e legitimidade.
A expressão teria surgido durante os processos de canonização realizados pela Igreja Católica, quando essa designava um promotor da fé para contestar argumentos e provas apresentados em favor do “canonizável”. Daí a expressão “advogado do diabo.”

Essa guerra Rússia versus Ucrânia é uma tragédia humanitária. Não há como não se comover com o sofrimento alheio. Logo, a propósito do que direi, não se trata de defender Putin. Com certeza, haveria alternativas diplomáticas para superar as divergências geopolíticas em questão. Agora, reflita comigo. Haveria a Segunda Guerra Mundial, e um fenômeno Hitler, se não houvesse o Tratado de Versalhes (em 1919, pós Primeira Guerra Mundial 1914–1918), cujos termos humilharam a derrotada Alemanha, retirando-lhe territórios e população, entre outras duras punições?

ads6 Advertising

Publicidade

Voltemos ao presente. Se com o fim da União Soviética (URSS), sua dissolução territorial, o advento de inúmeros países e o fim do Pacto de Varsóvia, por que haveria de permanecer o Tratado do Atlântico Norte (Otan)? Dissolvida a ameaça do bloco comunista, razão de existir da Otan até então, por que promover e aceitar o ingresso (na ainda Otan) das repúblicas originárias da delicada e histórica região?

E com notória militarização regional, para muito além de questões comerciais e culturais da agora ascendente comunidade europeia? E sob a liderança geopolitica e militar dos Estados Unidos(!!!), até então tradicional e “ideológico” adversário? Encerro com literatura. É famosa a obra do economista britânico John Maynard Keynes (1883–1946), sob o título As Consequências Econômicas da Paz (1919). Keynes fez parte da equipe britânica que determinou as condições do Tratado de Versalhes.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE ASTOR WARTCHOW

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta