Santa Cruz do Sul

Aeroclube de Santa Cruz busca se manter como referência na formação de pilotos e atrair investimentos

O Aeroclube de Santa Cruz do Sul, que completou 91 anos em 25 de agosto deste ano, iniciou uma nova fase com a troca da diretoria. O presidente do Aeroclube e examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Macsuel Borges Durante, detalhou os planos da gestão, que buscará manter o Aeroporto Luiz Beck da Silva, em Linha Santa Cruz, como referência na formação de pilotos, além de promover investimentos na infraestrutura.

Segundo Durante, o Aeroclube é referência na formação de pilotos em nível nacional e internacional, com ex-alunos atuando em diversos setores da aviação, incluindo agrícola, executiva e comercial, em países como China e Emirados Árabes. “Temos pilotos hoje voando em todo o Brasil e no mundo”, destacou. A escola oferece cursos de piloto privado, piloto comercial e formação de instrutores de voo, que frequentemente permanecem atuando no próprio Aeroclube ou em outras instituições.

LEIA TAMBÉM: Projeto de um novo aeroporto em Santa Cruz entra em discussão

Publicidade

Para ingressar nos cursos, os interessados precisam ter o certificado médico aeronáutico, emitido por clínicas credenciadas pela Anac, e realizar a parte teórica, que inclui cinco matérias. O Aeroclube mantém grupos de estudo para auxiliar os alunos na preparação.

Macsuel Borges Durante, novo presidente do Aeroclube

A nova diretoria pretende estreitar laços com a Prefeitura de Santa Cruz e com a comunidade, buscando parcerias para fortalecer o aeroporto e as atividades do Aeroclube. Um dos projetos prioritários é a implantação do balizamento noturno, que vai entrar em votação no Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) entre os dias 6 e 10 deste mês.

LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Santa Cruz poderá estar entre as prioridades do novo Plano Aeroviário Nacional

Publicidade

Durante explica que a obra permitirá a realização de voos noturnos de forma segura, beneficiando especialmente voos aeromédicos e transporte de órgãos. “Neste ano, já tivemos mais de 25 voos desse tipo e houve situações em que aeronaves tiveram que ser desviadas para Porto Alegre por falta do balizamento noturno”, relatou.

Além do impacto direto para o Aeroclube, Durante ressalta a importância social do aeroporto para toda a região. Ele serviu como base de apoio em situações de emergência, como nas enchentes do ano passado, atendendo municípios vizinhos como Venâncio Aires, Sobradinho e Candelária. “O aeroporto tem uma relevância que vai muito além do Aeroclube ou do município, atendendo a toda a região”, enfatizou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.