Santa Cruz do Sul

Agentes de endemias farão busca ativa para incentivar a vacinação contra a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul está intensificando esforços para aumentar a adesão à vacina da dengue e, assim, prevenir a propagação da doença. Com esse objetivo, a Vigilância Sanitária realizou nessa terça-feira, 30, uma capacitação com 25 agentes de endemias.

Durante as visitas domiciliares, os profissionais deverão, a partir de agora, orientar as famílias sobre a importância da imunização de crianças e jovens de 11 a 14 anos, faixa etária apta a receber a vacina pelo SUS. A ideia é engajar as famílias para que vacinem seus filhos e assim os protejam da dengue.

LEIA TAMBÉM: Dois municípios da região serão contemplados com Unidades Básicas de Saúde pelo Novo PAC

Publicidade

Apesar de a vacina estar disponível gratuitamente nos postos de saúde desde o ano passado, a adesão ainda está muito aquém do esperado. “O Rio Grande do Sul brigou tanto para ter essa vacina, mas em muitos municípios a cobertura ainda é baixa. A dengue veio para ficar e é importante tomar todas as medidas de prevenção para que se tenha um maior controle dos casos”, afirmou a bióloga Valeska Lagranha, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

De acordo com o coordenador de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Roger Peres, agora é o momento oportuno para reforçar a importância da vacinação, antes que cheguem as altas temperaturas e o período de maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Iniciar um esquema vacinal agora vai conferir maior proteção”, disse ele. A vacina é subcutânea, aplicada em duas doses, com um intervalo de 90 dias.

Capacitação com agentes de endemias foi realizada nessa terça-feira | Foto: Isabel Corralo/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Vacina contra a Covid-19 protege gestantes de complicações

Publicidade

No próximo sábado, 4, todos postos de saúde estarão abertos para o dia D em Santa Cruz do Sul, antecipando, em razão da 40ª Oktoberfest, a ação nacional prevista para o dia 18. Em uma espécie de força-tarefa, os agentes de endemias sairão a campo para fazer a busca ativa de crianças e adolescentes que ainda não receberam as doses.

Durante a capacitação dessa terça-feira, os agentes receberam informações, orientações, acompanharam um vídeo sobre a situação epidemiológica da dengue no Estado e ouviram depoimentos de especialistas sobre a segurança e a eficácia da vacina.

Em 2024, Santa Cruz do Sul registrou 3.255 casos de dengue confirmados e cinco óbitos. Até o momento, em 2025 são 1.836 notificações, 208 casos confirmados e nenhum óbito.

Publicidade

LEIA MAIS DE SAÚDE

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.