Santa Cruz do Sul

Agosto Laranja: iniciativa traz painéis que visam orientar quanto à inclusão

Em alusão ao Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a esclerose múltipla, empresas de Santa Cruz do Sul poderão aderir ao Dia Inclusivo. A ação vai disponibilizar três painéis com o objetivo de fomentar a cultura inclusiva. Além disso, 35% do valor pago pelo serviço será revertido ao Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência, permitindo que as empresas contribuam com ações para uma maior inclusão das pessoas com deficiência.

A iniciativa está sendo oferecida pela empresa Realidade Acessível, através da ideia da fundadora Lisandra Metz. Em 2022, a empresa realizou um workshop sobre ferramentas para uma cultura mais inclusiva que teve a participação do Ceisc, Philip Morris Brasil e JTI. Neste ano, a proposta tem como intuito fornecer um serviço multidisciplinar e mais dinâmico. A ideia é possibilitar uma interação mais próxima dos trabalhadores com a temática, independentemente da função que exerçam.

LEIA TAMBÉM: Jogos de inclusão, ensaios fotográficos e rodas de conversa: confira a programação completa do Agosto Laranja em Santa Cruz

Publicidade

Serão três painéis de até 50 minutos com os temas Xô Capacitismo, Libras no Cotidiano e Yoga Acessível. Para mais informações sobre valores, disponibilidade de datas e horários, basta entrar em contato pelos e-mails realidadeacessivel@gmail.com ou realidadeacessivel@hotmail.com. Ou ainda, por meio do telefone (51) 99991 9380 e pelo Instagram no endereço @realidadeacessivel. As empresas podem aderir até o dia 7 de agosto. Após será definida a data de realização do evento nas empresas interessadas.

Os painéis

  • Xô capacitismo: breve entendimento da diferença entre acessibilidade e inclusão, conceito e exemplos de capacitismo, por que e como incluir.
    • Painelista: Natália Cassina, empreendedora na área de papelaria criativa, formada em Design Gráfico e especialista em Inovação em Design Estratégico.
  • Libras no cotidiano: apresentação sobre a Língua Brasileira de Sinais e acesso a sinais úteis para comunicação no cotidiano.
    • Painelista: Daiane Kipper, doutora e mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e professora e intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
  • Yoga acessível: explicação sobre a prática do yoga acessível e realização de yoga na cadeira.
    • Painelista: equipe da Mayura, escola de yoga e meditação, com instrutores certificados pela Yoga Alliance e especialização em yoga acessível.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.