Santa Cruz do Sul

Alunos de escola municipal criam cooperativa em Santa Cruz

Para colocar o cooperativismo na prática, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cardeal Leme, de São Martinho, em Santa Cruz do Sul, criaram a Cooperativa Escolar Unidos para Crescer. A assembleia geral de fundação foi conduzida pelos 23 estudantes fundadores no último dia 4. O momento contou com a presença de professores, gestores da escola e representantes do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido pelo Sicredi Vale do Rio Pardo na região.

Os estudantes apreciaram e aprovaram o estatuto social, apresentaram a marca da cooperativa escolar e elegeram os membros do primeiro conselho de administração e fiscal. “A assembleia foi um dia muito especial e importante para os alunos, resultado de um projeto que está sendo desenvolvido desde o início do ano, com muito estudo, aprendizado e trocas de experiências”, destacou a assessora de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi, Gláucia Cabral Moraes.

LEIA TAMBÉM: Protótipos sustentáveis criados por estudantes de Santa Cruz ganham destaque

Publicidade

Como presidente da Cooperativa Escolar Unidos para Crescer foi eleito o estudante Rafael Henrique Staub, que apresentou o plano de gestão do grupo junto com a vice-presidente Amanda Eliza Back.

O planejamento leva em consideração a transparência, o aprendizado mútuo e o impacto social e ambiental. Destaque para a gestão financeira e de iniciativas focadas em educação cooperativista, intercooperação, meio ambiente, sustentabilidade, capacitação, aprendizado, lazer e integração.

Todo o processo para a criação da cooperativa escolar foi norteado pelos sete princípios do cooperativismo, com suporte dos assessores pedagógicos do Programa Cooperativas Escolares e da professora orientadora Adriane Maria Vedoy.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Emef Harmonia promove ação para receber crianças do 1º ano em 2026

O projeto, com apoio da direção da escola e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, tem por objetivo o protagonismo juvenil. A iniciativa é uma oficina de aprendizagem de valores do cooperativismo, como cidadania, responsabilidade, solidariedade e ajuda mútua.

O presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, explicou que o propósito da cooperativa não é o de fazer marketing, mas investir em educação e capacitar pessoas. “O programa representa o investimento no futuro. Com a cooperativa escolar, conseguimos formar cidadãos conscientes e líderes capazes de transformar o mundo para melhor.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.