Haas recepcionou a banda e se emocionou com a surpresa no dia do aniversário
Uma homenagem surpresa realizada na manhã dessa quarta-feira, 17, em Santa Cruz, marcou o aniversário de 99 anos de Hermínio Agostinho Haas, cuja vida foi inteiramente dedicada à música. Em frente à casa onde Haas reside desde 1951, no Bairro Ana Nery, a banda do 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB) celebrou a trajetória do músico fundador do grupo com uma apresentação.
A iniciativa partiu do subtenente Ivandro Bugs, maestro da banda, que assumiu a função neste ano. “O seu Hermínio é o único fundador ainda vivo, ele é a memória viva da nossa banda do 7º BIB”, afirmou. Segundo Bugs, a ideia da homenagem surgiu durante conversas sobre a criação de uma galeria histórica, que está sendo construída com ajuda das lembranças do músico.
Filha de Hermínio, Inês Haas ajudou a organizar a surpresa após ser consultada sobre a saúde do pai. Familiares e pessoas ligadas à trajetória musical dele também foram convidados para acompanhar o momento.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: 7º BIB comemora 183 anos de fundação em Santa Cruz do Sul
“Foi uma surpresa total. Eu disse para ele se preparar porque algumas pessoas lembrariam do aniversário, mas ele não imaginava a apresentação da banda”, contou. Inês lembra que o pai já havia sido convidado para participar de uma homenagem pelo Dia do Músico, em 22 de novembro, quando recebeu palavras de reconhecimento e gratidão pelo seu profissionalismo e dedicação à música.
Apesar das limitações para caminhar, Hermínio acompanhou a homenagem com emoção, reconhecendo músicos e relembrando histórias. Natural de Linha Pinheiral, ele foi chamado ainda jovem para integrar a fundação da banda do Exército. Após aceitar o convite, mudou-se com a esposa para Santa Cruz, onde construiu uma vida dedicada à música.
Publicidade
Além da atuação no 7º BIB, regeu corais como o Santa Cecília e o Coro Misto São José, além de fundar o Coral Espírito Santo. Também se deslocava semanalmente a Boa Vista para reger um grupo vocal, sempre de forma voluntária.
LEIA TAMBÉM: 7º BIB forma 20 novos oficiais da reserva
Durante a homenagem, o aniversariante falou sobre o momento. “Estou muito emocionado, porque a minha vida foi isso”, disse. Ao recordar a relação com a banda, resumiu: “Essa banda está no meu coração”. Pai de sete filhos, avô de nove netos e bisavô de 11 bisnetos, Hermínio acompanhou a apresentação sentado em frente à casa onde vive há mais de sete décadas, cercado pela família e pela música que marcou sua história.
Publicidade
Ao perceber a escassez de registros sobre os primeiros anos da banda do 7º BIB, o subtenente Ivandro Bugs iniciou um trabalho de resgate da história do grupo. “Gostaríamos de fazer uma galeria de registros históricos da banda, desde a fundação até os dias atuais, e constatamos que há pouca informação disponível”, explicou.
Foi nas memórias de Haas que Bugs encontrou sua principal fonte de informações. O subtenente tem contado com a ajuda do ex-maestro para identificar os personagens que aparecem no acervo de fotografias do Exército, reunido durante décadas de apresentações.
LEIA TAMBÉM: Vereador de Santa Cruz recebe homenagem do 7º BIB
Publicidade
Quem também traz recordações dessa história é Raul Lüttjohann, cujo pai, Arno Lüttjohann, ajudou a fundar a banda ao lado de Hermínio. “Tenho lindas memórias das apresentações na praça, ainda menino”, lembrou, emocionado. Esse foi o sentimento que predominou entre os presentes na homenagem dessa quarta-feira, sobretudo, na família.
Orgulhosa do pai, Inês rememora com carinho a trajetória de Haas. “Ele dedicou 24 horas dos dias da sua vida para a música e nunca cobrou nada, nunca buscou reconhecimento. O reconhecimento estava no coração dele, da minha mãe e dos filhos.” Agora, o reconhecimento também estará eternizado nos registros do acervo do maestro Bugs e na memória de quem compartilhou a vida e a música com Hermínio.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.