Santa Cruz do Sul

Aplicativo informa sobre nível do Rio Pardinho; saiba como usar a ferramenta

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, órgão que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), está divulgando uma importante ferramenta para auxiliar no acompanhamento do nível do Rio Pardinho durante o período de chuvas.

O Hidroweb é um aplicativo da Agência Nacional de Águas (ANA), disponível para os sistemas Android e IOS. Ele oferece informações sobre o volume de chuva, nível do rio e a velocidade da vazão de água.

A obtenção das informações tornou-se possível a partir da instalação do sensor de nível da Estação Telemétrica de Monitoramento Hidrometeorológico às margens do Rio Pardinho, em Sinimbu. A Estação foi estabelecida através de um acordo de cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Novo sistema ajuda a monitorar o nível do Rio Pardinho

A iniciativa tem como objetivo principal a obtenção e fornecimento de dados relativos aos índices pluviométricos e ao nível do rio. Instalado a cerca de 30 quilômetros de Santa Cruz, o dispositivo também está programado para emitir um alerta antecipado à Defesa Civil em caso de cheia.

Os dados gerados pela estação também são encaminhados à ANA, que os disponibiliza pelo aplicativo. Desta forma, é possível prever, em um período de seis a nove horas de antecedência, a possibilidade de cheia do rio no trecho da Praia dos Folgados, no Bairro Várzea.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.