Após as últimas 24 horas terem sido marcadas por extremos climáticos em Santa Cruz do Sul, a previsão do tempo indica condições mais agradáveis para os próximos dias no município. A semana deverá ter tempo predominantemente seco, com o sol aparecendo na maioria dos dias.
O domingo, 5, foi o dia mais quente no município desde março, com máximas chegando a 38,7 graus, conforme a MetSul Meteorologia – a marca mais alta registrada no Estado no fim de semana. O calor também esteve acompanhado por rajadas de vento que chegaram a ultrapassar os 64 quilômetros por hora, conforme a estação meteorológica da Rádio Gazeta.
LEIA TAMBÉM: Aposentados rurais participam de encontro regional em defesa dos direitos
Publicidade
Já na madrugada de domingo para segunda-feira, 6, a massa de ar quente que provocou as altas temperaturas se confrontou com uma frente fria, provocando temporais em diversos pontos do estado. Em Santa Cruz, a chuva mais intensa foi por volta das 5 horas. Ao todo, foram 51,8 milímetros até o início da tarde, segundo a estação da Rádio Gazeta. Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, coronel César Eduardo Bonfanti, os bombeiros precisaram levar uma lona para atender uma família cuja residência sofreu avarias no telhado, às margens da RSC-287, na localidade de Linha Pinheiral.
Ainda, foram registrados danos em outras regiões. Em Encruzilhada do Sul, foi utilizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul a tecnologia Cell Broadcast, que alertou os moradores sobre o perigo de uma tempestade do tipo supercélula via uma mensagem de texto e aviso sonoro nos aparelhos celulares. Conforme a Defesa Civil estadual, também foram registrados transtornos em Itaqui, São Jerônimo e Triunfo.
LEIA MAIS: Entenda o tipo de tempestade que motivou o uso da ferramenta Cell Broadcast em Encruzilhada do Sul
Publicidade
Segundo a MetSul Meteorologia, durante a tarde e a noite desta segunda-feira o tempo ainda deve seguir instável em várias regiões gaúchas, mas começa a melhorar no Oeste e Sul do estado, sem risco de tempo severo em praticamente todas as localidades. Em Santa Cruz do Sul, ainda há possibilidade de chuva fraca para terça-feira, 7, mas em baixo volume. A frente fria também traz queda nas temperaturas, que podem chegar a 12 graus na noite de segunda e 10 graus na terça.
A partir de quarta-feira, 8, o tempo será predominantemente ensolarado na região, mas ainda marcado pelas baixas temperaturas, com previsão de mínima de 8 e máxima de 21 graus. As marcas sobem a partir de quinta-feira, 9, dia que marca o início da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz, devendo inclusive superar os 30 graus no sábado, 11.
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.