ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Aprovada lei que veda nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha

ads3

ads4

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, 29, um projeto de lei de autoria da deputada estadual santa-cruzense Kelly Moraes (PL), que proíbe pessoas condenadas com base na Lei Maria da Penha a serem nomeados para cargos, tanto efetivos quanto de livre nomeação e exoneração, no Executivo, Legislativo e Judiciário. A proposta prevê que a vedação valha a partir do trânsito em julgado (quando não há mais possibilidade de recursos) até o comprovado cumprimento da pena.

A versão original, protocolada por Kelly em 2019, previa a proibição apenas para cargos comissionados, mas a Comissão de Constituição e Justiça decidiu por ampliar a abrangência, incluindo também os concursados. No plenário, o projeto recebeu 45 votos favoráveis e nenhum contrário e recebeu elogios de parlamentares. Sofia Cavedon (PT) afirmou que, como a restrição valerá para indicações políticas, a medida vai obrigar os partidos a se engajarem na pauta. “Quando referendamos agressores, podemos estar indicando que apoiamos a impunidade”, disse. Já Luciana Genro (Psol) disse que se absteria por considerar a proposta inconstitucional, na medida em que agrega uma nova pena aos condenados.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta