Santa Cruz do Sul

Aprovado projeto de lei que institui junho como mês de conscientização e incentivo à doação de sangue

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, através do projeto de autoria do vereador Raul Hermes (PL), aprovou projeto que institui oficialmente o mês de junho como o “Junho Vermelho” no calendário oficial de eventos do município. A iniciativa visa promover ações permanentes de conscientização e incentivo à doação voluntária de sangue, um ato de cidadania e de vital importância para a saúde pública local.

O projeto, de autoria do Vereador Raul Hermes (PL), reconhece a importância estratégica do mês de junho, que coincide com o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e marca o início do período de inverno. Historicamente, esta época do ano registra uma redução significativa nas doações e, simultaneamente, um aumento na procura por parte dos bancos de sangue.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Santa Cruz aprova projeto que autoriza pavimentação do Corredor Frey

Publicidade

O “Junho Vermelho” terá como objetivos principais conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue como um ato solidário e essencial à vida; estimular a população a tornar-se doadora regular; contribuir para o abastecimento dos estoques dos hemocentros, especialmente durante o inverno; promover parcerias entre o poder público, entidades privadas e organizações da sociedade civil para mobilizações educativas.

Para a concretização destes objetivos, o Poder Público poderá promover, em parceria com diversas entidades, ações como campanhas educativas, palestras em escolas e empresas, iluminação de edifícios públicos com a cor vermelha e parcerias com hemocentros para ampliar os pontos e horários de coleta.

LEIA TAMBÉM: Vereador apresentará projeto para liberar bebidas alcoólicas em estádios

Publicidade

O vereador Raul Hermes justifica que a medida é uma “ação de cidadania, de empatia e de valorização da vida”, visando engajar a população, especialmente os jovens, e assegurar que o sistema de saúde esteja devidamente abastecido para atender a todas as emergências. A matéria foi aprovada na sessão dessa segunda-feira, 24, e segue para a sanção do Executivo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.