Foi aprovado nessa segunda-feira, 10, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores o projeto de lei de autoria do vereador Professor Cleber (União Brasil) que propõe uma medida significativa para aliviar a carga financeira sobre os cidadãos: a obrigatoriedade de um estudo técnico para viabilizar a redução dos índices da Taxa de Iluminação Pública (TIP). A proposta agora segue para a sanção do Executivo.
O projeto visa diretamente a desoneração da população e prevê a instituição de um estudo técnico a ser realizado pela Prefeitura para verificar a viabilidade de reduzir os valores cobrados a título de TIP. “Sugerimos, também, que toda alteração a maior da taxa de iluminação pública deve ser aprovada pela Câmara de Vereadores, legítima representante dos anseios das cidadãs e dos cidadãos”, observa o vereador Professor Cleber.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que abre crédito suplementar de mais de R$ 2 milhões para Saúde em Santa Cruz
Publicidade
Segundo o vereador, informações extraoficiais obtidas por ele, a dívida existente do município com a fornecedora de energia por conta do fornecimento de iluminação pública já teria sido quitada e, por conta disso, o professor Cleber explica que há alguns anos foi criada uma taxa de iluminação pública que vem todos os meses junto à fatura de energia elétrica, porque o município possuía uma enorme divida advinda de gastos com esse serviço.
“No mês de novembro do ano passado (2024) essa dívida foi toda paga e acredito que o poder Executivo consiga realizar um estudo para tirar, ou no mínimo reduzir, essa alíquota. Essa redução vai trazer benefícios diretos à população, aliviando o peso nas contas de energia elétrica”, afirmou o parlamentar durante manifestação na tribuna.
LEIA TAMBÉM: Projeto viabiliza início da construção de centro para atender população em situação de rua
Publicidade
O projeto aponta que o reestudo dos valores é crucial para evitar que a taxa continue sobrecarregando o orçamento familiar, especialmente das famílias de menor renda. O projeto estabelece ainda que, a cada vez que o Município efetuar o pagamento de qualquer dívida devida à concessionária de iluminação pública, um novo estudo técnico de redução deverá ser realizado, garantindo a revisão contínua da taxa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.