Agronegócio

Arroz desponta como opção na rotação de culturas

O arroz de sequeiro (ou de terras altas) mostra incremento no Brasil, onde se concentra nas regiões Central, Nordeste e Norte, a partir de estímulos de preço melhor e outros fatores, como a rotação de culturas. Na Safra 2024/2025, o índice apurado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até abril deste ano era 12,7% maior do que no irrigado (5,6%), no comparativo com o ciclo anterior. A produtividade média também cresceu 5,7%, gerando acréscimo de 19,1% na produção, que chegou a 1 milhão de toneladas.

O maior produtor da modalidade é o Mato Grosso, onde o crescimento da área já havia sido registrado na safra passada e o estimado para a atual é de 17,3%, para 112,5 mil hectares. O cultivo se destaca sobretudo no Norte do Estado, como alternativa viável e rentável de segunda safra, no sistema de rotação de culturas, e com novas cultivares, como a recém-lançada BRS A504CL, da Embrapa, voltadas para esse tipo de manejo.

LEIA MAIS: “O governo está dividido”, diz Heitor Schuch sobre participação do País na COP-11

Publicidade

O consultor comercial Fábio Fadanelli observa que o arroz é uma cultura viável e está sendo muito lucrativa, entrando em rotação com soja, em pivô central, na abertura de áreas e também em reforma de pastagens. “Antigamente, era considerada patinho feio; hoje não, com o produtor fazendo todos os tratos culturais necessários para que possa produzir bem, chegando a altas produtividades e consequentemente ganhando dinheiro”, avalia.

Adriano Lopes, também profissional técnico da agricultura e sediado na região de Matupá (MT), verifica ainda alguma timidez na escolha do arroz por falta de armazenagem suficiente, mas prevê aumento do plantio nas próximas safras, o que também poderá incrementar a implantação de novos armazéns. “O arroz tem um bom valor agregado, aliado a um custo menor por hectare se comparado ao que o produtor precisa para abrir áreas e implantar a cultura da soja”, comenta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.