Agronegócio

Assinado protocolo com a JTI para reajuste do preço do tabaco

A comissão representativa dos produtores de tabaco assinou nesta sexta-feira, 13, o protocolo de negociação com a empresa JTI, durante reunião realizada na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul. O acordo estabelece reajuste linear na tabela de preços mínimos do tabaco para a safra 2025/2026, sendo de 7,06% para o tipo Virgínia e de 6,56% para o tipo Burley.

A comissão explica que a decisão de aceitar a proposta apresentada pela JTI está vinculada ao entendimento de que as tratativas avançaram nesta rodada e se mostraram compatíveis com a condução técnica adotada ao longo do processo. Desde o início das negociações, a representação dos produtores tem reafirmado que suas avaliações se mantêm ancoradas no parâmetro do custo de produção apurado em conjunto e no histórico recente das tratativas, que em diferentes momentos permitiu avanços acima do custo estimado. Nesse contexto, a proposta da JTI foi considerada resultado de uma evolução no diálogo, preservando a lógica negocial e os fundamentos do Sistema Integrado de Produção.

Entidades e empresa assinaram protocolo nesta sexta-feira | Foto: Luciana Jost Radtke/Afubra/Divulgação

LEIA TAMBÉM: Fumicultores e empresas seguem sem acordo após novo encontro

Publicidade

Na mesma agenda, a empresa BAT compareceu pela primeira vez, com proposta, à mesa de negociação com a comissão na atual safra, mas o percentual de reajuste proposto para a tabela não foi aceito por ser abaixo do esperado pelas entidades, além de não ser linear, ou seja, não contemplar todas as classes da mesma forma.

As entidades ressaltam que esperam que, tanto a BAT quanto as demais empresas fumageiras, revejam suas propostas, em conformidade com o que estabelece a Lei nº 13.288/2016 (Lei da Integração) e reforçam que permanecem abertas ao diálogo, desde que as tratativas avancem com base em critérios técnicos e respeito aos fundamentos do Sistema Integrado.

A comissão representativa dos produtores de tabaco é formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul e Faesc) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Publicidade

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.