Categories: Esportes

Bellucci é superado por Delbonis e Brasil terá que disputar repescagem na Davis Cup

Provando que a rivalidade entre Brasil e Argentina não se restringe aos campos de futebol ou às quadras de basquete, a torcida hermana empurrou do início ao fim o tenista Federico Delbonis na disputa pelo último e decisivo ponto da primeira fase do Grupo Mundial da Copa Davis. Jogando contra o brasileiro Thomaz Bellucci, Delbonis aproveitou o apoio da torcida e venceu o 85º colocado do ranking mundial por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6, 6/2 e 7/5 em 3h15 de duelo.

O ponto que definiria a vaga começou a ser disputado na noite de domingo. O número 2 do Brasil perdia por 1 set a 0 (6/3) quando anoiteceu e a falta de iluminação natural na arena em Vicente López, na Grande Buenos Aires, fez com que a partida fosse interrompida e remarcada para a manhã desta segunda-feira, 9.

A partida se reiniciou de maneira muito equilibrada. Bellucci começou sacando e confirmou o serviço, abrindo 1 a 0 de vantagem, mas logo cedeu o empate ao anfitrião. No terceiro game, Bellucci salvou três break-points e conseguiu reverter a desvantagem, abrindo 2 a 1. No quarto game, o argentino aproveitou um erro de devolução do brasileiro para confirmar o serviço e deixar tudo igual novamente. Com o brasileiro mantendo a vantagem mínima, os dois continuaram confirmando seus serviços até que no oitavo game Bellucci conseguiu quebrar o saque do argentino, e em seguida, com regularidade e sacando melhor, confirmar a quebra e fechar o set em 6/3 em 38 minutos jogados.

Publicidade

A terceira parcial começou com Bellucci na frente, mas o argentino se recuperou, salvou dois break-points e confirmou o serviço. O brasileiro cometeu uma dupla falta e cedeu a quebra ao adversário, confirmada por Delbonis, que sacou bem e abriu 3 a 0 de vantagem. Belluci tentou reagir mantendo o saque, mas com um ace e outra dupla falta no game, o argentino conseguiu fazer 4 a 1. No sexto game, Bellucci diminuiu, mas a reação parou por aí.

Delbonis sacou bem e ficou perto de fechar o set, e após um último game longo e disputado, com duas chances de fechar o game desperdiçadas por Bellucci, o argentino conseguiu novamente a quebra e fechou a parcial com placar de 6/2, em 41 minutos, para delírio dos torcedores.

O argentino começou o último set jogando de forma mais agressiva e largou na frente. O brasileiro conseguiu confirmar para deixar tudo igual, mas perdeu o terceiro game sem fazer nenhum ponto. O quarto game foi dominado por Delbonis, mas Bellucci aproveitou um erro de devolução para virar e empatar novamente.

Publicidade

Pressionando, o visitante conseguiu a quebra e passou à frente no marcador pela primeira vez no set, mas o argentino devolveu a quebra, e quando parecia ter crescido no jogo, Bellucci ressurgiu para vencer o oitavo game de zero e deixar tudo igual. Também com ace, o anfitrião confirmou o serviço e ficou a um game da vitória e da classificação, mas o número 2 brasileiro devolveu a gentileza e empatou em 5 a 5.

O último game foi inicialmente dominado por Bellucci, mas após falha do brasileiro, Delbonis teve garra para se recuperar e voltar a liderar no marcador. O brasileiro se esforçou, mas mandou para fora uma bola boba e viu o adversário ficar com a vantagem do game, onde não desperdiçou o match-point, conseguiu a quebra e confirmou a vitória parcial por 7/5, geral por 3 sets a 1 e a classificação.

Com o triunfo, a Argentina garante vaga nas quartas de final da Copa Davis, onde encara a Sérvia de Djokovic, classificada após a vitória sobre os croatas por 3 a 0 no último fim de semana. O número 1 do mundo garantiu o primeiro ponto ao vencer Delic (154º colocado do ranking da ATP), por 5 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 6/4. Na sequência, Viktor Troicki (41º) bateu Coric (61º) de virada por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 1/6, 6/3, 6/2 e 6/1. No sábado, Djokovic e Zimonjic venceram nas duplas e garantiram a classificação, eliminando os jogos de domingo. As quartas de final serão disputadas em julho.

Publicidade

 

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.