ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Berlim, a capital da Alemanha: um mundo próprio

Grace, minha filha, e eu já estivemos outras vezes em Berlim. Mas desta vez a visitamos convidados pelo ex-cônsul geral da Alemanha, Axel Gutmann. Ele nos mostrou a cidade por caminhos muito especiais. Entre eles, um me emocionou em especial. Sabendo de meu apreço pelos Irmãos Grimm, por sua contribuição para a língua alemã e pelos inúmeros Märchen coletados e divulgados, ele me levou ao St. Matthäus-Kirchhof, para visitar os túmulos dos Irmãos Grimm e o de Rio Reiser, famoso cantor, compositor e ator.

Com Dr. Gutmann visitamos diversos outros lugares e eventos especiais. Entre eles ressalto aqui lugares conhecidos, agora revisitados sob um novo olhar: o Potsdamer Platz, o Brandenburgertor – Portão de Brandenburgo – e a Kurfürstendam – ou Ku’Damm, como é conhecida a rua mais famosa de Berlim. Cada vez que visito o Potsdamer Platz encontro ali novos, moderníssimos, prédios. Lá subimos ao topo do prédio mais alto – ao Panoramapunkt –, onde contemplamos Berlim do alto e tomamos café; o Brandenburger Tor foi inaugurado em 1791 e é testemunho de muitos acontecimentos ao longo de sua existência. O portão é coroado por uma quadriga (uma estátua da deusa grega Irene – deusa da paz – em uma biga puxada por quatro cavalos).

ads6 Advertising

Publicidade

Berlim respira história, é um mundo próprio, uma cidade verde, com muitas Linden/Tílias e o Tierpark, o maior zoológico da Europa, numa imensa área verde bem no coração da cidade, próximo ao Alexanderplatz. Quando se contempla o crescimento vertiginoso, de arquitetura moderna, fica difícil associá-la às imagens de 1945 – uma cidade totalmente destruída pela guerra. No entanto, na Kurfürstendam, próximo ao KDW (Kaufaus des Westens – mundialmente famosa loja de departamentos), a memória continua viva na Gedächtniskirche, a Igreja da Memória. Por vontade dos berlinenses, a torre parcialmente destruída foi mantida, para lembrar o significado da guerra.

Entre os eventos de que tivemos oportunidade de participar, foi muito especial o concerto na Embaixada Brasileira em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil e o almoço com o deputado federal por Tübingen, Martin Rosemann, que nos proporcionou uma visita a diferentes instâncias do governo e ao Reichstag, sede do Parlamento Federal. Em Berlim também nos encontramos com o professor Henning Füllbier. Füllbier foi, por longo tempo, coordenador para o ensino da língua alemã nas escolas do Rio Grande do Sul.

ads7 Advertising

Publicidade

VEJA FOTOS

LEIA MAIS TEXTOS DE LISSI BENDER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta