Colunistas

Bolo de cenoura

Ingredientes: duas cenouras, duas xícaras de farinha de trigo, duas xícaras de açúcar tipo demerara, uma colher rasa (sopa) de fermento, uma pitada de sal, uma xícara de óleo de soja e quatro ovos.

Modo de fazer, passo a passo: 1 – separe uma forma refratária e unte-a com margarina, no fundo e nas laterais. 2 – Ligue o forno e preaqueça-o a 200 graus.

3 – Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e a pitada de sal. Até ficar uma mistura homogênea. 4 – No liquidificador, coloque uma xícara de óleo de soja (use a mesma xícara inicial), as cenouras (picadas em rodelas finas para minimizar o esforço do liquidificador) e os quatro ovos (sem as cascas!). Bata até ficar uma pasta cremosa e homogênea.

Publicidade

5 – Aos poucos, junte a mistura do liquificador à mistura da forma refratária. Use um garfo ou uma colher, em movimentos circulares e contínuos. Acrescente mais um pouco do conteúdo do liquificador. E continue misturando tudo. Finalmente, coloque o restante da mistura do liquificador e termine a mistura geral, de modo que fique homogênea e cremosa.

LEIA TAMBÉM: CPI de novo, e de novo…

6 – Pronto. Agora, derrame tudo na forma já untada, e leve ao forno. 7 – Reduza a temperatura para 160 graus. 8 – Tempo de cozimento: entre 35 e 40 minutos. Mas não dispense frequentes olhares de vigilância no andamento do cozimento. Sem abrir o tampo do forno!

Publicidade

Porém, ao final do tempo de cozimento, se desejar um tom mais crocante, mas sem correr o risco de queimar o bolo, desligue o forno e deixe a porta deste entreaberta.

De quinze em quinze dias, costumo fazer esse nutritivo e saboroso bolo. Às vezes, acrescento (no liquidificador) algumas cascas de laranja. Ou raspas de castanhas-do-pará como cobertura. Bom apetite e saúde!

Enquanto isso…

Publicidade

Enquanto transcorrer o período de cozimento, sugiro que separe um livro, ou um quebra-cabeças, tipo “sudoku”. Desligue a TV e o rádio, principalmente se for durante o noticiário sobre os (mal)feitores.

LEIA TAMBÉM: Um “rabo”, um dossiê

Ou seja, prepare um “clima” para degustar lenta e saborosamente seu bolo de cenoura. Sem inferências emocionais nocivas e indigestas, a exemplo daquelas que nos proporcionam diariamente algumas “otoridades”.

Publicidade

Explicando…

Ao tempo do regime militar, reinante a tirania e a censura, era frequente a publicação – em modo defensivo e irônico – de receitas culinárias em jornais, em substituição de colunas de opinião e reportagens previamente censuradas pelo regime.

A continuar a onipotência e a prepotência daquele que não se deve dizer o nome, e mantida a suprema conivência de uns e a parlamentar omissão de outros, não tardará, haveremos de colecionar receitas culinárias!

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ASTOR WARTCHOW

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.