O sistema de segurança das escolas municipais de Santa Cruz do Sul passou por um teste involuntário bem-sucedido na manhã desta quarta-feira, 3. O acionamento, por engano, do Botão de Pânico teve pronto atendimento dos profissionais da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.
O dispositivo foi ativado a partir do celular da diretora de uma escola da rede municipal e imediatamente acionou o alerta no Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC). A partir da identificação da suposta ameaça, duas viaturas foram acionadas e em quatro minutos chegaram ao educandário.
LEIA MAIS: Segurança nas escolas: Santa Cruz aposta em reconhecimento facial para evitar violência
O Botão de Pânico soma-se a diversas iniciativas da Prefeitura de Santa Cruz do Sul para garantir segurança à comunidade escolar da rede municipal, como as câmeras com reconhecimento facial e o videomonitoramento 24 horas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.