Simone Viana: “Medo de errar é um dos principais obstáculos"
Empresários, gestores e profissionais do município e região lotaram as dependências do Antigo Bistrô, na manhã desta quinta-feira, 16, em mais uma edição do Café Empresarial da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Com o tema “Vendas em tempos digitais: o que está funcionando para negócios locais”, o evento trouxe a consultora credenciada do Sebrae/RS e especialista em marketing digital e tráfego pago, Simone Viana, para compartilhar estratégias práticas e essenciais para o aumento do faturamento no ambiente digital.
Durante o bate-papo, Simone Viana, que acumula mais de 10 anos de experiência no mercado e mais de 1.500 empresas atendidas, ressaltou que o sucesso no digital exige mais do que apenas criar uma conta em rede social. Em um cenário onde o marketing digital é vasto e pode confundir os empresários, a consultora focou em simplificar a aplicação das ferramentas para as empresas locais.
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Segundo ela, ainda há uma relutância por parte de muitos empresários em investir ou profissionalizar sua presença digital. “Um dos maiores obstáculos é o medo de errar, que surge da falta de conhecimento sobre como aplicar as estratégias”, afirmou.
O primeiro e mais negligenciado passo, observou, é o uso estratégico do Google Meu Negócio. “Infelizmente, eu vejo muitas empresas que ainda não estão utilizando dessa ferramenta para gerar resultado, para ser encontrado pelos clientes”. A consultora ressaltou que, mesmo sendo um negócio local, é fundamental também definir para quem e o que se pretende vender, abandonando a ideia de que se vende “para todo mundo”.
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O Instagram é a segunda rede principal, mas requer uma abordagem voltada para a atração e o desejo. Segundo a consultora, as pessoas compram com os olhos nas redes sociais e estão ali para consumir conteúdo, não necessariamente para comprar. “O desafio é despertar a vontade de consumir, mostrando o produto de forma atraente para que o público queira ir até a loja física., exemplificou.
Simone Viana enfatizou que a mera publicação de fotos e o impulsionamento através do botão “turbinar post” já não são suficientes. Para gerar resultados de verdade, é vital ter uma visão estratégica e profissional.
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Ressaltou que o empresário precisa investir no tráfego pago para não ser “refém do algoritmo” e garantir as vendas, sendo estratégico no digital. “Muitos empresários concluem que o marketing digital “não funciona” para seus negócios, sem ter um olhar profissional e estratégico”.
Embora a cultura local ainda valorize o presencial, o “olho a olho” e o networking, Viana afirmou que a presença digital é crucial para que os negócios sejam conhecidos e alcancem novos clientes. Ela ressaltou que empresas que têm investido no online têm colhido frutos, notando um aumento no faturamento.
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