Santa Cruz do Sul

Calçadão da Marechal Floriano passará por melhorias visando mais segurança aos pedestres

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou novas intervenções no trecho revitalizado do calçadão da Rua Marechal Floriano para melhorar a segurança no passeio público. A previsão é de que os trabalhos comecem após a segunda quinzena de fevereiro.

A manutenção se deve às raízes de tipuanas que ficaram expostas no trajeto. Tal problema foi identificado em pelo menos cinco pontos do trecho recentemente restaurado, gerando risco para pedestres que circulam por ali. Três deles encontram-se na quadra entre a 28 de Setembro e Júlio de Castilhos, nos dois lados da via. Os demais estão localizados próximo à esquina da Rua Ramiro Barcelos.

LEIA TAMBÉM: Trânsito na Rua Marechal Floriano fica bloqueado para reparos

Publicidade

De acordo com o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, duas ações serão tomadas para evitar transtornos aos pedestres devido às raízes expostas. Uma delas será a realização de podas em dois pontos, aprovadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. 

Em outro, será necessária outra solução técnica para contornar o obstáculo. A secretaria sugeriu realizar a cobertura da raiz com pedrisco. Conforme Vanir, a equipe também estuda a implementação de sinalização e ornamento com vasos para alertar os pedestres.

Cláudia Babick, arquiteta e urbanista responsável por coordenar o Departamento de Elaboração e Análise de Projetos, explicou que as raízes não puderam ser retiradas durante as obras de ampliação do calçadão por serem fundamentais para a sustentação das tipuanas. Assim, segundo ela, a posição técnica de biólogos do município era de que não seria possível realizar a remoção ou a raspagem da base. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Desocupado, antigo prédio do Sine tem futuro incerto e é alvo de danos

A responsabilidade da manutenção

A equipe da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana reforçou que a manutenção das calçadas é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Desta forma, os reparos, desde que mantenham o padrão do projeto original, podem ser feitos sem autorização. Já aqueles que fizerem qualquer alteração ou intervenção nas calçadas ou nos canteiros serão responsabilizados. O alerta foi feito após o Município constatar que comerciantes estão usando a área no entorno das tipuanas a fim de ampliar o espaço para mesas, o que não é permitido.

“Só quero evitar futuros incidentes”, frisa médica

Em novembro do ano passado, a médica Tânia Maria Zuquetto de Almeida tropeçou em uma das raízes expostas no calçadão. O fato aconteceu em frente a um estabelecimento comercial situado na quadra entre as ruas 28 de Setembro e Júlio de Castilhos. Tânia precisou ser atendida e levada ao hospital para atendimento de emergência. Desde então, devido às lesões e à fratura na tíbia, precisou de andador para se locomover. Relatou ainda que desenvolveu trombose e enfrenta complicações que impactaram sua rotina.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova criação de frente parlamentar para melhorar energia elétrica no interior de Santa Cruz

Diante das limitações, Tânia ficou afastada da filha e da neta, que moram na Argentina. Graças à recuperação após o incidente, ainda que se apoie em muletas, ela também já pôde retornar ao país vizinho. No período em que ficou em Santa Cruz, e sem a proximidade da família, ela recebeu ajuda de amigos. 

A médica comunicou o incidente à Ouvidoria da Prefeitura. Ela cobrou ações do Município com o objetivo de evitar que outras pessoas passem pelo mesmo transtorno. Entretanto, ressaltou que é contra a supressão das tipuanas que compõem o Túnel Verde e se tornaram patrimônio do município. Do seu apartamento, na Rua Marechal Deodoro, Tânia tem uma vista privilegiada das árvores situadas no coração da cidade.

Publicidade

 “Meu intuito é alertar o poder público e as pessoas. Não quero que mulheres grávidas ou com crianças no colo se acidentem. Só quero evitar futuros incidentes”, destacou Tânia.

Médica Tânia recorreu a um andador desde que sofreu um incidente no calçadão | Foto: Julian Kober

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.