Foi aprovada nessa segunda-feira, 2, a iniciativa do vereador Edson Sortica (PL) para a criação de uma frente parlamentar para melhorar energia elétrica no interior. Segundo o vereador, as reclamações de usuários de diversas localidades com problemas constantes de queda de luz têm chegado diariamente. O problema prejudica as atividades do setor produtivo agrícola.
Sortica destaca as demandas de usuários do interior do município sobre a tensão da luz, especialmente de localidades como Linha Araçá, Linha Eugênia, Quarta Linha Nova. Também ocorrem registros de quedas de energia, quase que diariamente, em Linha Chaves, Linha Brasil, Saraiva, Alto Paredão e outras localidades.
O vereador destaca que, com a criação da Frente Parlamentar, é possível um acompanhamento maior em relação às demandas, a partir de interlocução com a concessionária de energia elétrica a fim de buscar uma solução para a baixa tensão da luz no interior.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto de escola inclusiva em Santa Cruz
Segundo Sortica, o fornecimento de energia elétrica de qualidade é um serviço essencial e indispensável para a dignidade, segurança e desenvolvimento das comunidades do interior. No entanto, são recorrentes os relatos de quedas frequentes de energia, demora no restabelecimento do serviço, redes antigas, falta de manutenção preventiva e dificuldades de ampliação de carga para produtores rurais e empreendedores locais.
“Esses problemas impactam diretamente na produção agrícola e agroindustrial, na conservação de alimentos e insumos, no funcionamento de poços artesianos. Também impacta em pequenos empreendimentos e agroindústrias familiares, na qualidade de vida das famílias que residem no interior”, observa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Questão de gênero marca a primeira sessão do ano na Câmara de Santa Cruz
Outra dificuldade relatada é referente ao funcionamento dos fornos elétricos utilizados na cura do tabaco, atividade fundamental para a economia de muitas propriedades rurais, que sofre grandes prejuízos sempre que há oscilações ou interrupções no fornecimento de energia.
Dentre os objetivos da Frente Parlamentar estão: levantar e registrar as principais ocorrências de falta de energia no interior; promover reuniões com lideranças comunitárias e produtores rurais; solicitar informações e planos de ação da concessionária de energia; encaminhar demandas aos órgãos reguladores e fiscalizadores; e propor medidas e políticas públicas que garantam a melhoria do serviço.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.