Santa Cruz do Sul

Câmara aprova lei que garante renda a catadores e fortalece a reciclagem em eventos

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul deu um passo significativo em direção à sustentabilidade e inclusão social com a aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Raul Fritsch (Republicanos). A matéria segue para a sanção do Executivo.

A nova legislação estabelece que todos os resíduos sólidos recicláveis gerados em eventos promovidos pelo município, ou aqueles que recebam recursos públicos, deverão ser obrigatoriamente recolhidos por entidades autorizadas, como associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

LEIA TAMBÉM: Vereador Edson Sortica afirma que vai priorizar o interior de Santa Cruz

Publicidade

Segundo o vereador Raul Fritsch, a lei tem um duplo impacto: ambiental e social. Seu principal objetivo é garantir a destinação correta dos resíduos, retirando-os do aterro sanitário e inserindo-os novamente no ciclo produtivo, ao mesmo tempo em que valoriza e gera renda para os trabalhadores que atuam na coleta seletiva.

“Este projeto é uma vitória para o meio ambiente e, principalmente, para as famílias que dependem da reciclagem para viver”, afirma. “Ao direcionarmos o recolhimento para as entidades de catadores, estamos garantindo que a riqueza gerada nos eventos da cidade retorne diretamente para quem mais precisa, promovendo dignidade e colaborando ativamente com a preservação ambiental. É uma medida de justiça social e ecológica.”

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de Santa Cruz para 2026

Publicidade

O projeto aprovado prevê que as entidades interessadas em realizar o recolhimento devem estar legalmente constituídas, ter sede no Município e apresentar um plano operacional básico. O Poder Executivo Municipal será responsável pela regulamentação da lei, que entrará em vigor 90 (noventa) dias após sua publicação, dando tempo para o cadastramento e organização das entidades.

A aprovação desta medida reforça o compromisso de Santa Cruz do Sul com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e posiciona o município como um exemplo de gestão de resíduos que integra a sustentabilidade com a inclusão produtiva.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.