Foto: Pexels
A Câmara de Santa Cruz do Sul aprovou durante a sessão ordinária dessa segunda-feira, 6, um importante projeto de lei, o qual autoriza o Poder Executivo a regulamentar o pagamento de adicional de insalubridade para uma parcela dos servidores municipais vinculados a pasta da Educação. A proposta, de autoria da Vereadora Profe Guiomar (União Brasil), representa um avanço significativo, especialmente para categorias que historicamente lidam com riscos à saúde em suas rotinas de trabalho.
O projeto foi motivado por um pleito inicial de serventes e atendentes das escolas municipais (Emeis e Emefs) mas, se for acatado pelo prefeito Sérgio Moraes, deverá se estender a todos os servidores que se enquadrem nas regras legais e técnicas. Embora aprovado pelos vereadores, o projeto agora depende da sanção do prefeito para sair do papel. De acordo com a Profe Guiomar, a iniciativa abre a porta legal, pois antes não havia nenhuma regulamentação em tramitação.
LEIA TAMBÉM: Moradores protestam contra a falta de água em Santa Cruz na sessão da Câmara desta segunda
Publicidade
“Caso o prefeito decida regulamentar o adicional, será formada uma equipe técnica de avaliação, geralmente composta por engenheiros de segurança e médicos do trabalho. Esta equipe será responsável por analisar a situação de cada servidor individualmente, aplicando a lei e realizando perícias técnicas”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Sindicato defende abertura de concurso na Prefeitura de Santa Cruz
A legislação exige que, se o Executivo decidir agir, a regulamentação não poderá ser restrita a uma única categoria. Todos os que, após a perícia técnica, forem enquadrados legalmente terão o potencial de ser beneficiados. O próximo passo depende exclusivamente da decisão do prefeito, que analisará a viabilidade legal e financeira para iniciar o estudo técnico de campo.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.