Santa Cruz do Sul

Câmara aprova repasse para o Parque do Imigrante

A Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira, por unanimidade, o projeto 197/2023, que trata da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc). A partir dessa concordância do Legislativo, o Município poderá repassar R$ 117.660,00 para a entidade. O objetivo é a realização do projeto macro (documento) do Parque do Imigrante – Volkspark, que será instalado na área da Granja Municipal, em Linha Santa Cruz.

O presidente da Amorlisc e da Comissão Pró-Parque do Imigrante, Ricardo Luís Bringmann, diz que a partir dessa liberação de recursos, em até 60 dias os profissionais de engenharia e arquitetura devem entregar o documento para que seja possível o início da captação de recursos públicos e da iniciativa privada.

LEIA MAIS: Projeto de cedência da área para construção do Parque do Imigrante é aprovado na Câmara

Publicidade

Bringmann reforça, porém, que para cada atrativo de maior vulto será necessária a elaboração de um projeto específico, permitindo, assim, que se busque verba federal na área do turismo. “Acreditamos que possamos conseguir parcerias com empresas e entidades locais para custear a elaboração dos projetos e, depois, contatar nossos representantes para conquistar recursos a fundo perdido”, antecipa o presidente.

As visitas, porém, poderão começar antes que toda a estrutura esteja concluída. O secretário municipal de Obras, Edmar Hermany, confirmou à Amorlisc que a equipe já pode fazer serviços básicos, como o acesso, estacionamento, playground e sanitários. “Vemos um grande número de pessoas no aeroporto nos fins de semana. E esse público já poderá usufruir dos espaços do Volkspark, com pôr-do-sol, banheiros e um espaço agradável”, afirma Bringmann.

A intenção é transformar o local em um ponto de referência turística e histórica, em especial, aproveitando a aproximação com centros como a Região Metropolitana e com atrativos do turismo – principalmente o religioso – nos vales do Rio Pardo e Taquari.

Publicidade

Ricardo Bringmann destaca os atrativos que vão ser disponibilizados na estrutura | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: Reformas em espaços culturais e VolksPark: veja anúncios feitos no Café da Imigração

Atrativos do Volkspark

O Parque do Imigrante – Volkspark ocupa, inicialmente, uma área de 5,4 hectares da Granja Municipal em Linha Santa Cruz. A pretensão é chegar a mais 4 hectares. No espaço serão criados ambientes que reforcem a histórica vinda dos imigrantes alemães, em especial, seus hábitos entre os anos de 1850 e 1900.

Duas estruturas maiores devem chamar a atenção do público visitante, que é a roda-d’água como fonte de energia e força de outros tempos e a réplica do veleiro que trazia os europeus ao Brasil. Uma prática atual, que é a utilização da energia renovável, permitirá a integração do passado com o presente.

Publicidade

O presidente da Amorlisc e da Comissão Pró-Parque do Imigrante, Ricardo Luís Bringmann, ressalta que a estrutura será uma contribuição de Santa Cruz do Sul – que é a segunda colônia alemã no Rio Grande do Sul, atrás de São Leopoldo – à comemoração dos 200 anos de imigração germânica, que se completarão em 2024.

LEIA TAMBÉM: Organização da 38ª Oktoberfest e Feirasul espera receber 500 mil visitantes

Comissão

Há cerca de dois meses, a prefeita Helena Hermany assinou a cedência de 5,4 hectares da área da Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, para a Amorlisc estruturar o Parque do Imigrante – Volkspark, que será, conforme Ricardo Luís Bringmann, um espaço de todos os santa-cruzenses e dos moradores do Vale do Rio Pardo. A comissão que atua para a criação da estrutura de atração turística conta com 30 pessoas. O apoio de empresas e entidades será bem recebido nas diferentes etapas da concretização do parque.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.