Imagem do projeto
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul anunciou nesta quinta-feira, 30, a abertura da licitação na modalidade Concorrência Eletrônica nº 01/2025, destinada à contratação de empresa especializada para a execução da obra da nova sede do Legislativo municipal, no terreno já pertencente à instituição, localizado entre as ruas Marechal Deodoro e Sete de Setembro.
Conforme publicado na edição desta quinta-feira, 30, da Gazeta do Sul, o recebimento das propostas ocorrerá até o dia 10 de dezembro de 2025, às 8h15, mesmo horário em que está prevista a abertura das propostas. A disputa eletrônica terá início logo em seguida, às 8h30. A licitação será realizada por meio da plataforma de disputas eletrônicas do Banrisul.
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O projeto arquitetônico do novo prédio foi desenvolvido pela empresa Santini & Rocha e apresentado aos vereadores em dezembro de 2024.
A estrutura projetada pela empresa de Porto Alegre conta com oito pavimentos e dois subsolos, distribuídos em um terreno em formato de “L”, com 1,9 mil metros quadrados, que receberá uma edificação de 4,6 mil metros quadrados. Segundo o edital, a estimativa de custo é de R$ 19,7 milhões. O prazo para execução da obra é de 36 meses. O acesso principal será pela Rua Marechal Deodoro, e o acesso de veículos, pela Rua Sete de Setembro.
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As obras estavam previstas para iniciar ainda neste segundo semestre, mas, em virtude da destinação de R$ 5 milhões de recursos da Câmara à Saúde de Santa Cruz, o serviço foi adiado para 2026, como forma de priorizar a atual situação dos cofres públicos do município.
A nova sede promete oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e maior conforto à comunidade que utiliza os serviços do Legislativo, com mais espaço, salas amplas e estacionamento.
Entre os motivos apontados no estudo técnico preliminar para a construção de uma sede própria, a Câmara cita, em relação ao prédio atual, o aumento no valor do aluguel nos últimos anos, a ausência de estacionamento, o número de gabinetes em tamanho reduzido, os problemas estruturais e a falta de espaço para um eventual aumento do número de cadeiras parlamentares.
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Em junho deste ano, a presidente do Legislativo, Nicole Weber Covatti (PP), em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, destacou que o gasto mensal com aluguel do atual prédio é de R$ 59 mil, montante que, em um ano, ultrapassa os R$ 700 mil.
A presidente também mencionou problemas estruturais no imóvel atualmente ocupado, como infiltrações no terceiro andar e risco de perda de livros e documentos na biblioteca.
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